Detalhamento dos módulos de Capacitação Empresarial
Módulo 1: Informações mercadológicas do segmento
de malhas retilíneas:
Fase 1: Oportunidades de negócios no mercado interno.
Detalhamento: Obter informações sobre oportunidades de negócios no mercado brasileiro para o segmento de malhas retilíneas
através de análise de dados secundários sistematizados sobre produção e consumo, informações sobre as estratégias comerciais
dos principais produtores de malhas no Brasil e no mundo, etc.
Objetivo: Sistematizar e analisar um conjunto de informações
sobre o mercado brasileiro de malhas retilíneas que possibilite o planejamento de estratégias comerciais para as empresas
do APL.
Fase 2: Estratégias para entrar e atender esses nichos de mercado, considerando a realidade
das malharias de Imbituva.
Detalhamento: investigar as melhores estratégias, como vender diretamente para lojistas com
representantes, terceirizar para grandes grifes, realizar rodadas de negócios com lojistas ou distribuidores.
Objetivo:
Estabelecer a melhor composição dessas e outras estratégias para aproveitar as oportunidades de negócios.
Módulo 2: Planejamento de marketing
Fase 1: Noções gerais de planejamento de marketing
Detalhamento:
Noções gerais de planejamento de marketing
Objetivo: propiciar a compreensão dos princípios básicos de marketing e planejamento.
Fase 2: Planejamento de marketing para expansão
de mercado.
Detalhamento: considerando as informações estratégicas extraídas dos módulos de informações mercadológicas,
traçar um planejamento de marketing para conquistar espaço nesses mercados.
Objetivo: planejar uma estratégia de marketing
para conquistar espaços nos nichos de mercado identificados no módulo 1, de acordo com as melhores estratégias de atuação
definidas (venda direta, terceirização, etc).
Módulo 3: Estratégias de atuação diferenciada em
atacado e varejo.
Fase 1: Elementos fundamentais de atuação diferenciada em mercados de atacado e varejo.
Detalhamento: características diferenciadas dos mercados de atacado e varejo, formação de preços, marketing e gestão comercial
nos dois casos.
Objetivo: compreender as possíveis estratégias de gestão do negócio de malhas a partir das diferenças entre
os mercados de atacado e varejo.
Fase 2: Formulação de estratégias para atuação
diferenciada em mercados de atacado e varejo.
Detalhamento: com base no módulo anterior estabelecer estratégias de atuação
diferenciada em atacado e varejo para as empresas do APL de Imbituva.
Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de estratégias
diferenciadas de atacado e varejo.
Módulo 4: Gestão e Análise de Crédito.
Fase
1: Elementos fundamentais de uma adequada gestão e análise de crédito.
Detalhamento: capacitação básica em análise
de crédito (situação cadastral), gestão de risco, gerenciamento de carteira de crédito, etc.
Objetivo: habilitar os empresários
a obterem noções básicas de gestão e análise de crédito.
Fase 2: Desenvolvimento de um plano para a formação
de uma central de cadastro.
Detalhamento: desenvolver um planejamento básico para a formação de uma central de cadastro
para as empresas de Imbituva. O objetivo é que esta central auxilie as empresas do APL na gestão e análise de crédito, organização
da carteira de crédito, organização do trabalho de guias de excursão, etc.