Download
Nenhum
Planejamento Estratégico
Planejamento
Ver Todas



Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   sinditextil   /   APLImbituva 
Ações realizadas em 2005
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A
  1. Organização dos comitês temáticos e grupos de trabalho
  2. Início do processo de formação da Escola de Malhas;
  3. Reciclagem dos instrutores da Escola de Malhas
  4. Visita técnica ao APL de confecções de Cianorte No dia 09 de agosto de 2005 realizou-se uma visita técnica do APL de Malhas de Imbituva ao APL de Confecções de Cianorte. O APL de Confecções de Cianorte, localizado no noroeste do Paraná, possui aproximadamente 350 empresas de confecções e o mesmo número de lojas que vendem roupas no atacado. Essas lojas distribuem em cinco shoppings atacadistas mais uma rua da moda.
    O principal objetivo dos empresários do APL de Malhas de Imbituva foi conhecer a estrutura da Associação dos Shoppings Atacadistas de Cianorte - ASAMODA - que possui uma central de cadastro que organiza todo o sistema de guias de excursão de compras e de investigação de crédito. Na manhã do dia seguinte eles receberam as boas vindas do prefeito de Cianorte e do Senhor Wilson Becker - presidente da ASAMODA. Na seqüência, se reuniram com a senhora Isaura T. Varella e o senhor Marcos Nabhan, que explicaram o funcionamento da central e responderam a várias perguntas dos empresários imbituvenses.
    Os empresários de Imbituva tiveram também a oportunidade de conhecer a ASAMODA, a escola - fábrica de confecções do SENAI de Cianorte e visitar os shoppings atacadistas.
  5. Participação no evento de consórcio de exportações em Maringá
    No dia 04 de outubro de 2005 os empresários Gilson Bobato e Geny Iarema representaram o APL de Malhas de Imbituva no evento "Consórcio de Exportações - a experiência italiana em consórcios têxteis e de confecções", realizado pelo Instituto Italiano de Comércio Exterior - ICE.
  6. Participação de um empresário na IKME - Feira em Milão / Itália Durante a participação no evento "Consórcio de Exportações - a experiência italiana em consórcios têxteis e de confecções", o empresário Gilson Bobato foi convidado por representantes da Instituto Italiano de Comércio Exterior - ICE - para participar da IKME -  Salão Internacional de Máquinas para Tricotar - em Milão, Itália. Evento que realizou-se de 18 a 22 de novembro de 2005.
  7. Clínica Tecnológica
  8. Reunião com o Centro Internacional de Negócios e o Tecpar sobre capacitação para exportação (PROGEX)
    Os empresários Geny Iarema e Gilson Bobato participaram da reunião com o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná e o Instituto de Tecnologia do Paraná sobre exportação. Nessa reunião os empresários puderam conhecer o funcionamento do PROGEX.
  9. Aprovação do curso de Capacitação Empresarial, com apoio do IEL e SEBRAE nacional, que iniciará no segundo semestre de 2006.

Detalhamento dos módulos de Capacitação Empresarial

Módulo 1: Informações mercadológicas do segmento de malhas retilíneas:

Fase 1: Oportunidades de negócios no mercado interno.
Detalhamento: Obter informações sobre oportunidades de negócios no mercado brasileiro para o segmento de malhas retilíneas através de análise de dados secundários sistematizados sobre produção e consumo, informações sobre as estratégias comerciais dos principais produtores de malhas no Brasil e no mundo, etc.
Objetivo: Sistematizar e analisar um conjunto de informações sobre o mercado brasileiro de malhas retilíneas que possibilite o planejamento de estratégias comerciais para as empresas do APL. 
 
Fase 2: Estratégias para entrar e atender esses nichos de mercado, considerando a realidade das malharias de Imbituva.
Detalhamento: investigar as melhores estratégias, como vender diretamente para lojistas com representantes, terceirizar para grandes grifes, realizar rodadas de negócios com lojistas ou distribuidores.
Objetivo: Estabelecer a melhor composição dessas e outras estratégias para aproveitar as oportunidades de negócios.

Módulo 2: Planejamento de marketing

Fase 1: Noções gerais de planejamento de marketing
Detalhamento: Noções gerais de planejamento de marketing
Objetivo: propiciar a compreensão dos princípios básicos de marketing e planejamento.

Fase 2: Planejamento de marketing para expansão de mercado.
Detalhamento: considerando as informações estratégicas extraídas dos módulos de informações mercadológicas, traçar um planejamento de marketing para conquistar espaço nesses mercados.
Objetivo: planejar uma estratégia de marketing para conquistar espaços nos nichos de mercado identificados no módulo 1, de acordo com as melhores estratégias de atuação definidas (venda direta, terceirização, etc).

Módulo 3: Estratégias de atuação diferenciada em atacado e varejo.

Fase 1: Elementos fundamentais de atuação diferenciada em mercados de atacado e varejo.
Detalhamento: características diferenciadas dos mercados de atacado e varejo, formação de preços, marketing e gestão comercial nos dois casos.
Objetivo: compreender as possíveis estratégias de gestão do negócio de malhas a partir das diferenças entre os mercados de atacado e varejo.

Fase 2: Formulação de estratégias para atuação diferenciada em mercados de atacado e varejo.
Detalhamento: com base no módulo anterior estabelecer estratégias de atuação diferenciada em atacado e varejo para as empresas do APL de Imbituva.
Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas de atacado e varejo.

Módulo 4: Gestão e Análise de Crédito.

Fase 1: Elementos fundamentais de uma adequada gestão e análise de crédito.
Detalhamento: capacitação básica em análise de crédito (situação cadastral), gestão de risco, gerenciamento de carteira de crédito, etc.
Objetivo: habilitar os empresários a obterem noções básicas de gestão e análise de crédito.

Fase 2: Desenvolvimento de um plano para a formação de uma central de cadastro.
Detalhamento: desenvolver um planejamento básico para a formação de uma central de cadastro para as empresas de Imbituva. O objetivo é que esta central auxilie as empresas do APL na gestão e análise de crédito, organização da carteira de crédito, organização do trabalho de guias de excursão, etc.




Voltar       Versão para impressão


 

Links
  • Arranjos Produtivos Locais do Paraná
  • Rede APL Paraná

  • FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

    Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
    80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000