A Fiep inaugurou recentemente as Casas da Indústria de Curitiba, de Londrina e de Pato Branco, completando a rede de sedes no Estado. Além dessas cidades, as casas estão presentes em Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Ponta Grossa, Rio Negro e Irati. Ao todo, as 11 Casas da Indústria já estão atendendo em suas instalações 37 sindicatos patronais filiados à Fiep.
As estruturas são compostas por sala de reuniões e auditórios equipados e, muitas vezes, abrigam sedes de sindicatos locais que não possuem endereço próprio. “São espaços compartilhados que têm como objetivo estimular a representatividade dos sindicatos e de suas categorias econômicas, além de propiciar o fortalecimento das indústrias da região. Trabalhando no modelo de condomínio sindical, os sindicatos sediados na Casa da Indústria atuam para o fomento ao associativismo e o crescimento da indústria local”, explica a gerente de Relações Sindicais da Fiep, Maria Aparecida Lopes.
Nas Casas são oferecidos serviços como capacitações, eventos, reuniões, encontros e oferta de produtos e serviços do Sistema Fiep para ajudar no fortalecimento dos negócios e no trabalho dos colaboradores envolvidos na atividade industrial. Alguns deles são Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, o Cadastro das Indústrias, a emissão do Certificado de Origem e a parceria com o Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) para viabilizar a emissão de certificado digital a preços mais acessíveis.
Em Cascavel, por exemplo, o trabalho desenvolvido por meio da Casa da Indústria resultou na criação do Projeto de Compras Web, uma ferramenta online de relacionamento entre os associados, sindicatos e fornecedores que visa a integração das partes e possibilita negociação de compras.
Envie para um amigo