A organização sem fins lucrativos Fashion Revolution (em português, “Revolução na Moda”) criou um experimento social criativo que fez muitas pessoas reconsiderarem a forma como compram suas roupas.
Eles colocaram uma máquina de venda em Berlim, na Alemanha, que oferecia a transeuntes camisetas por apenas 2 euros (cerca de R$ 6,80, no câmbio atual), mas ninguém comprou nenhuma.
Por que as pessoas recusariam uma bagatela dessa?!
Antes de receber o produto, as pessoas primeiro tinham que assistir a um vídeo sobre os trabalhadores explorados que permitiam que a roupa fosse assim tão barata.
O vídeo foi lançado no dia 24 de abril, que lembra o desabamento de um prédio em Savar, Bangladesh, em 2013. O acidente matou mais de 1.000 trabalhadores de vestuário que costuravam roupas para marcas americanas em condições inseguras.
Depois que as potenciais clientes assistiam o relato triste, podiam decidir comprar a camiseta mesmo assim, ou doar seus 2 euros para a causa contra a escravidão moderna. Todos doaram.
Se você acha que a escravidão foi abolida, claramente não tem prestado atenção no que acontece ao seu redor. Muitos trabalhadores hoje ainda vivem em condições análogas à servidão, e menores de idade e estrangeiros ilegais são eternamente abusados por fábricas, sendo mal pagos e sobrecarregados.
Você, brasileiro, que anda comprando roupa em sites chineses e de outros países a preços absurdamente baratos… Nunca se perguntou se há algo de errado com isso? Como é possível que essas peças sejam tão mais em conta que as vendidas em outros lugares? A resposta, muitas vezes, está na exploração de pessoas.
FONTE: Matéria extraída do site do "SINDIVESTUÁRIO - Sindicato da Moda".
Envie para um amigo