A Fiep promoveu, no dia 27 de março, o encontro inaugural de participantes do Grupo de Apoio Sindical (GAS). Criado no ano passado pela Fiep, o GAS realiza treinamentos com o objetivo de auxiliar as empresas na melhoria de seu ambiente interno e no relacionamento com os colaboradores, a fim de garantir melhores condições nas discussões de questões trabalhistas. Durante o evento também foram apresentados exemplos bem sucedidos de gestão de recursos humanos.
Participaram do encontro presidentes e executivos de sindicatos industriais, além de empresários e gestores de recursos humanos que passaram por capacitações do GAS – ao todo, 84 empresas já foram atendidas pelo grupo. O gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno, explica que o grupo foi criado, atendendo a uma solicitação das instituições sindicais filiadas à Federação, que pediam um maior apoio da entidade em questões trabalhistas. “Precisamos atrair nossos colaboradores para que sejam nossos parceiros e temos muitos exemplos bem sucedidos nessa relação entre empresas e seus trabalhadores. É importante que cada vez mais possamos praticar isso nas indústrias”, afirmou.
O consultor Marino Rodilha – que ministra os treinamentos do GAS junto com Roberto Karan, outro especialista na área – afirma que a atuação do grupo não está focada unicamente no momento da negociação de acordos ou convenções coletivas entre empresas e trabalhadores. “Esse é apenas o fim do processo. O que mostramos é que as empresas precisam trabalhar todo esse processo, adotando ações que mudem o cenário antes da negociação”, declarou Rodilha. Ele explica que entre os pontos abordados nas capacitações do GAS estão o planejamento em relações trabalhistas, a comunicação entre empresa e colaboradores, e o relacionamento com o poder público.
Envie para um amigo