Sinditextil
Sinditextil
Tendência - 20/03/2013

O velho e bom jeans continua em alta

Peça agrada consumidores de todas as camadas econômicas e mantém crescimento nas vendas

O nome "jeans" passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue. Mas a utilização do tecido teve início em meados do século XIX, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. E desde então a peça nunca caiu de moda. Uma pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 46% dos brasileiros usa jeans todos os dias. Apesar de não estar livre da crise do setor têxtil e de confecções dos últimos anos, segmento de jeans cresceu 3,5% em volume de peças e 7,9% em faturamento em 2012.

Para realizar a pesquisa foram entrevistados mil consumidores brasileiros que utilizam jeans, a fim de analisar o comportamento na hora da compra e no uso de peças. Fizeram parte do público alvo homens e mulheres, entre 18 e 50 anos, das classes ABC, em 10 capitais. De acordo com o levantamento, o uso diário é maior entre os jovens entre 18 e 24 anos e na cidade de Goiânia (76%), seguida por Brasília (59%) e Curitiba (58%).
Ainda segundo o estudo, a ocasião predominante de uso do denim é para o trabalho (54%), seguida de lazer (46%). Na avaliação dos entrevistados, um dos benefícios mais importantes para ocasiões de trabalho é a praticidade (21%) e, para passear, o caimento no corpo (19%).

Os usuários de jeans compram, em média, sete peças ao ano. Entre as adquiridas com mais frequência estão: calça (85%); bermuda (9%); short (3%) e saia (2%). Grande parte (54%) costuma comprar em magazines ou lojas de departamentos. O segundo local para compra são os pontos de vendas multimarcas (51%), seguido por lojas de marcas próprias (34%) e hipermercados (8%).

Na hora de investir em uma peça jeans os brasileiros pagam, em média, R$ 95. As porcentagens são:

- R$ 40 ou menos (5%);
- entre R$ 41 e R$ 60 (18%);
- entre R$ 61 e R$ 80 (22%);
- entre R$ 81 e R$ 100 (25%);
- mais que R$ 101 (29%);

Indústria aquecida - O faturamento das fabricantes de jeans no ano passado foi de R$ 7,3 bilhões, segundo projeção do Instituto de Marketing Industrial (Iemi). No mesmo período, a produção nacional de roupas como um todo caiu 5,5% em volume e avançou apenas 2,5% em vendas brutas.

Embora ainda represente uma fatia de apenas 6,1% do consumo de jeans no Brasil, as importações de produtos confeccionados cresceram 8,1% em 2012, ganhando uma pequena participação no mercado, de acordo com o Iemi. Com câmbio favorável a importações e gargalos como altos custos de produção, o preço do produto estrangeiro ficou atrativo, principalmente na área de confecções. Portanto a concorrência com países asiáticos deve aumentar.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail