Conforme anunciado no ano passado, oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas com selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no mercado de reposição. A medida, que começou a vigorar esse ano, deu prazo até julho para que fabricantes e importadores se adaptem. O varejo tem até julho de 2014 para iniciar a comercialização somente dos produtos certificados com padrão de qualidade.
O selo do Inmetro passou a ser obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados, desde janeiro de 2000. A exigência de certificação vem sendo implantada gradativamente. Já é exigido o selo de itens como catalisadores e rodas, agora mais oito estão na lista. Continuam isentos da obrigatoriedade: componentes para linha de montagem, recall e de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999.
As autopeças que terão o selo do Inmetro a partir desse ano são:
- Amortecedores de suspensão;
- Bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto;
- Buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores;
- Pistões de liga leve de alumínio;
- Pinos e anéis de trava (retenção);
- Anéis de pistão;
- Bronzinas;
- Lâmpadas para veículos automotivos
O governo deveria se preocupar deveria criar um selo contra a roubalheira. Não prejudicar empresas de pe-
queno porte.
O governo deveria se preocupar deveria criar um selo contra a roubalheira. Não prejudicar empresas de pe-
queno porte.
BOM DIA.A PERGUNTA É COMO DESFAZER ATRAVES DE VENDAS UM ESTOQUE DE MAIS DE 5/10/15 MIL ITENS SEM SELO DO INMETRO,E ACHO TAMBEM Q MESMO AUMENTANDO ESTE PRAZO NAO SERIA POSSIVEL PRINCIPALMENTE PROS PEQUENOS EMPRESARIOS,TEM Q MUITA COISA SER REVISTA,NAO SOU CONTRA MAIS TEM QUE HAVER MUITOS AJUSTES NA LEI PRA PODER SER COLOCADO EM PRATICA ATÉ PORQUE O SELO DO INMETRO NAO E MUITO FACIL DE CONSEGUIR DIGO MESMO FINANCEIRAMENTE,QUASE QUE FORA DA REALIDADE DE MUITOS EMPRESARIOS.
BOA TARDE..GOSTARIA DE SABER SE APÓS JULHO DE 2014 PODEREMOS VENDER AS PEÇAS QUE JA TEMOS EM ESTOQUE SEM O SELO DO INMETRO.
Envie para um amigo