Experimente
Teste o carro e tente ficar com ele o maior tempo possível. Ao rodar pequenos trechos não é possível perceber os eventuais defeitos. Em testes de longa duração, leve o veículo para um mecânico de confiança.
Custos
Pesquise preços em sites, anúncios, em lojas e, se puder, em outras cidades. Às vezes pode valer a pena viajar para comprar um carro. Se for financiar, limite os custos com o financiamento a até 20% do orçamento doméstico.
Pendências
Ao comprar um veículo de pessoa física, observe os números do chassi, dos vidros e da placa. Veja se são os mesmos que estão no documento. Faça uma pesquisa nos órgãos de trânsito e confira se não há pendências, como multas.
Batido
Para identificar se o veículo foi danificado em alguma colisão, observe a lataria com o carro limpo, seco e durante o dia. Veja se há diferenças na pintura e dê "pancadinhas" na lataria para verificar se o barulho é diferente em algum ponto, o que indica o uso de massa plástica.
Inundado
Identifique veículos danificados por enchente. O jeito mais fácil de detectar se um carro ficou alagado na enxurrada é pelo cheiro. Mesmo após a higienização, ainda é possível achar barro e impurezas em lugares pouco expostos.
Ferrugem
Cuidado com a ferrugem. O problema é mais frequente onde ficam às borrachas, debaixo das portas, dos para-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, nas canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e do bagageiro.
Equipamentos
Verifique se tem extintor, macaco, triângulo, chave de rodas e estepe em condições de uso. Veja se há vazamento de óleo embaixo do carro, queima excessiva de óleo no motor ou presença de manchas escuras no escapamento.
Interior
Avalie o interior do automóvel. Confira se os tecidos não têm manchas e furos. Observe o revestimento dos pedais, câmbio, freio de mão e volante. Se estiverem muito novos, podem ter sido trocados recentemente.
Balanço
Para testar o amortecedor, balance o carro para baixo, segurando no para-choque na direção da roda. Ao largar, se o veículo balançar duas ou mais vezes, o amortecedor não está em boas condições.
Rolamento
Certifique-se de que os pneus não estão carecas e, com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Caso haja folga, isso indica que o rolamento está gasto, devendo ser regulado ou trocado.
Fonte: Gazeta do Povo
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