Os motoristas que pretendem solicitar serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pela internet precisam desabilitar o bloqueador de pop-up e também precisam ter um leitor de PDF instalado no computador. Esses são dois fatores que podem impedir o acesso aos serviços do órgão pela internet, segundo a assessoria de imprensa do Detran. O setor de informática do órgão informou que as solicitações de serviços estavam sendo feitas normalmente nesta quinta-feira (19) e não havia registro de problemas técnicos.
Desde quarta-feira (18) é possível solicitar a segunda via da carteira nacional de habilitação (CNH) ou do certificado de registro e licenciamento de veículo pela interne. O pedido de emissão de CNH definitiva - no caso dos motoristas que têm a permissão para dirigir e já tenha sido vencido o prazo de um ano – também pode ser feito pelo site do órgão.
Para solicitar alguns desses serviços, a pessoa deve acessar o site do Detran e clicar no banner “Detran Fácil" (no menu do lado direito).
O motorista deve preencher o formulário e imprimir o boleto para pagamento da taxa. Após o pagamento, o documento será enviado pelos Correios.
Taxas
Segundo o Detran, o valor das taxas é o mesmo para o motorista que imprime o boleto pela internet ou para quem comparece à sede do órgão para ter acesso aos serviços.
A taxa para solicitar a segunda via da CNH ou a carteira definitiva é de R$ 46,48. O valor da segunda via do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) é de R$ 30,99.
Envie para um amigo