Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
25/05/2011

Depreciação no valor dos automóveis diminui

Pesquisa revela quais são os carros, entre os mais vendidos, que mais ou menos sofrem desvalorização no período de um ano

Uma prática comum no mercado automobilístico é os motoristas trocarem de carro a cada dois anos. Neste momento, os consumidores mais exigentes sabem que na hora da venda do veículo existe uma diferença entre os preços de compra e o de venda, a chamada depreciação. Não existe uma tabela definida, já que, geralmente, o valor é definido pelo mercado. Todavia, é certo que alguns modelos sofrem uma desvalorização maior que outros.

“Neste último ano, a depreciação diminuiu. Em anos anteriores, chegou a 15%, em média, enquanto agora está em 12%”, explica o diretor da AutoInforme, Joel Leite.

A tradicional pesquisa da agência AutoInforme/Molicar analisou a desvalorização de quase 500 versões de automóveis. O resultado confirmou que, no quesito depreciação, o Chevrolet Corsa Sedã Maxx ou Premium é o que mais se desvalorizou após um ano de sua compra. Em 2011, o preço desceu em 13,4%. Um modelo no valor de R$ 26 mil perde R$ 3.484 na hora da troca.

Entre os hatches, o Agile da General Motors é o primeiro lugar, com a maior taxa de depreciação, em média, 13,5%. Ou seja, quem comprou uma unidade por R$ 42.491 - preço do Agile LTZ quatro portas hoje - em um ano o valor despencou para R$ 36.754. Considerando todos os veículos analisados, o Volkswagen Passat Variant Comfortiline, versão turbo, sofreu a maior desvalorização do mercado – 24,3%.

Na outra ponta do ranking, o Celta da General Motors 1.0, com quatro portas, é o veículo que menos perdeu valor comercial – 9,4%. O Celta Spirit ou Celta Life, no valor de R$ 30 mil, perderia apenas R$ 2.820 do valor. A informação pode ser comprovada pela constante presença dos modelos nas ruas.

“O mercado cresceu muito. Como teve comprador para carro zero, o segmento de usados também teve incremento”, diz Leite. O volume de negócio de carros usados continua maior que de veículos novos”.

Considerando a participação de cada uma das montadoras apenas no segmento de veículos de passeio em 2011, o ranking apresenta a VW na liderança (22,57%), seguida pela Fiat (22,31%) e a General Motors no terceiro posto (20%). A lista ainda tem Ford (9,69%) na quarta posição, Renault (6,21%), Honda (3,92%), Citroën (2,81%), Peugeot (2,68%), Hyundai (2,35%) e Kia (2,16%). Os outros fabricantes contabilizam 5,3%.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail