Uma prática comum no mercado automobilístico é os motoristas trocarem de carro a cada dois anos. Neste momento, os consumidores mais exigentes sabem que na hora da venda do veículo existe uma diferença entre os preços de compra e o de venda, a chamada depreciação. Não existe uma tabela definida, já que, geralmente, o valor é definido pelo mercado. Todavia, é certo que alguns modelos sofrem uma desvalorização maior que outros.
“Neste último ano, a depreciação diminuiu. Em anos anteriores, chegou a 15%, em média, enquanto agora está em 12%”, explica o diretor da AutoInforme, Joel Leite.
A tradicional pesquisa da agência AutoInforme/Molicar analisou a desvalorização de quase 500 versões de automóveis. O resultado confirmou que, no quesito depreciação, o Chevrolet Corsa Sedã Maxx ou Premium é o que mais se desvalorizou após um ano de sua compra. Em 2011, o preço desceu em 13,4%. Um modelo no valor de R$ 26 mil perde R$ 3.484 na hora da troca.
Entre os hatches, o Agile da General Motors é o primeiro lugar, com a maior taxa de depreciação, em média, 13,5%. Ou seja, quem comprou uma unidade por R$ 42.491 - preço do Agile LTZ quatro portas hoje - em um ano o valor despencou para R$ 36.754. Considerando todos os veículos analisados, o Volkswagen Passat Variant Comfortiline, versão turbo, sofreu a maior desvalorização do mercado – 24,3%.
Na outra ponta do ranking, o Celta da General Motors 1.0, com quatro portas, é o veículo que menos perdeu valor comercial – 9,4%. O Celta Spirit ou Celta Life, no valor de R$ 30 mil, perderia apenas R$ 2.820 do valor. A informação pode ser comprovada pela constante presença dos modelos nas ruas.
“O mercado cresceu muito. Como teve comprador para carro zero, o segmento de usados também teve incremento”, diz Leite. O volume de negócio de carros usados continua maior que de veículos novos”.
Considerando a participação de cada uma das montadoras apenas no segmento de veículos de passeio em 2011, o ranking apresenta a VW na liderança (22,57%), seguida pela Fiat (22,31%) e a General Motors no terceiro posto (20%). A lista ainda tem Ford (9,69%) na quarta posição, Renault (6,21%), Honda (3,92%), Citroën (2,81%), Peugeot (2,68%), Hyundai (2,35%) e Kia (2,16%). Os outros fabricantes contabilizam 5,3%.
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