Muitos consumidores, ao comprar um carro, se preocupam muito com os gastos gerados pelo veículo. Muitos pontos são analisados pelo comprador, dentre eles, a autonomia do veículo. Porém, poucos motoristas sabem que pequenas atitudes podem levar o carro a se tornar mais econômico.
Com o surgimento de carros flex, os motoristas passaram a privilegiar os carros que podem ser abastecidos com álcool, já que tal combustível é mais barato que a gasolina. A comparação de preço entre os dois tipos de combustível pode ser inútil, se os motoristas não seguirem orientações dadas por concessionárias ou mecânicas. “Não basta apenas escolher o combustível mais barato, é preciso saber economizar”, comenta o consultor Ivo Jesus Barreto.
Carregar peso excessivo, não trocar o filtro de ar e acelerar em semáforos são algumas ações que elevam o consumo de combustível do carro. “Fazer as revisões indicadas, ficar atento quanto á calibragem dos pneus e evitar andar com o motor em alta rotação são medidas simples e as mais indicadas aos motoristas que buscam maior autonomia de seus veículos”, ressalta o consultor.
Muitos motoristas não sabem que deixar de trocar o filtro de ar pode aumentar em até 10% o consumo de combustível do veículo. Andar com o veículo cheio de carga no porta malas também sobrecarrega o automóvel. Os motoristas devem trocar as marchas no momento certo. Evitar esticar as marchas, não usar marchas fortes em trechos onde não há necessidade, não colocar ponto morto em descidas e não acelerar o veículo no intervalo de mudança de marcha são atitudes que podem diminuir o consumo dos veículos e render uma boa economia ao proprietário do carro.
Dicas para aumentar a autonomia do veículo:
-Evite acelerações bruscas;
-Não acelere ao desligar o motor.
Envie para um amigo