O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, aplicou à montadora Toyota e à distribuidora Caoa multas que somam quase R$ 1,5 milhão. As multas devem-se à demora na realização de recall.
O grupo Caoa, distribuidor da Subaru no Brasil, recebeu duas multas por causa de duas diferentes campanhas envolvendo um modelo japonês. Em um dos casos, a montadora levou 60 dias, desde a ciência do problema na suspensão traseira do veículo, para realizar o recall. No segundo, motivado por um defeito no sistema eletrônico, a campanha começou com 25 dias de atraso.
Já a Toyota, mesmo após acidentes relatados por consumidores e inspeções que comprovaram que a falta de fixação dos tapetes do Corolla estava causando a aceleração involuntária dos veículos, realizou a campanha após dois meses.
“Quando o fato envolve a saúde e segurança do consumidor, não pode haver demora”, explica a diretora do DPDC, Juliana Pereira. “O Código de Defesa do Consumidor é absolutamente claro ao determinar que a comunicação deve ser imediata”, completa.
Fonte: Folhapress
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