De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho levantados pela gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, 96% das indústrias instaladas no Paraná são de micro e pequeno porte. Todas elas têm condições de participar do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), por meio dos seus sindicatos empresariais. As entidades têm o apoio da Central de Relações com Sindicatos da Federação, que orienta e acompanha o processo de aprovação junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, parceiras no programa.
O Procompi está em funcionamento desde 1998 e tem o objetivo de elevar a competitividade das indústrias de menor porte, através do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Através do programa, são financiados projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APLs), com público alvo de no mínimo 25 indústrias.
Com apoio da Fiep, os sindicatos empresariais elaboram uma proposta para participação que é avaliada pelas entidades responsáveis pelo programa. Vários quesitos são levados em consideração, entre eles a representatividade das indústrias para a região. “Por isso é importante a união dos associados, quanto mais interessados maior é a chance de aprovação”, afirma Milene Louise Gelenski, analista de Fomento e Desenvolvimento.
Iniciativas de diversos setores já garantiram o financiamento pelo Procompi. Os mais recentes estão na área de minerais não-metálicos, moveleira e reparação de veículos. “Os projetos oferecem diagnóstico inicial e final, workshops, consultorias e até mesmo visitas a feiras do setor”, informa Ana Paula Walter Bertoglio Oliveira, responsável pela consultoria do Procompi junto à Fiep. As empresas investem em torno de 10% do valor total do programa de capacitação que tem duração de um ano. Para obter mais informações os sindicatos devem procurar o departamento através do número (41) 3271-9844 ou pelo e-mail ana.bertoglio@fiepr.org.br
Envie para um amigo