No dia 5 de junho, os sindicatos de reparação de veículos do Paraná estiveram reunidos sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, para debater a questão da Logística Reversa. O evento contou com 20 participantes, entre membros da Fiep, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema) e representantes dos sindicatos de reparação. O plano do setor deve ser entregue à Sema no dia 5 de agosto.
O analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Jerri Adriani Chequin, explicou que foi a primeira reunião dos sindirepas do Paraná contando com a presença de algum membro da Sema, no caso o assessor da secretaria, Laerty Dudas, representando o secretário Luiz Eduardo Cheida.
Segundo ele, a logística reversa no setor de reparação consiste em tratar especialmente do descarte de embalagens, como as de óleos lubrificantes, filtros e outros resíduos gerados nas oficinas mecânicas. “O evento serviu para uma programação dos trabalhos, iniciando com a elaboração do plano setorial,” explicou Chequin.
O plano de trabalho envolve ainda a nominação dos parceiros no processo, como é o caso do Senai, que promove consultorias, e do Sindicato de Distribuidores de Peças Automotivos (Sincopeças), entre outras instituições que podem auxiliar os sindicatos na elaboração.
No evento, a equipe do Senai apresentou ainda programas como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e o Selo Verde. “Os programas que reconhecem as posturas ambientalmente corretas são um grande atrativo para o setor de reparação, porque possibilitam uma solução de boa parte da coleta, tratamento e destinação correta de resíduos”, destaca o analista.
A programação do dia ainda teve palestra de Giancarlo Passalacqua, do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), sobre um programa nacional voltado para a destinação correta de frascos de combustíveis, já utilizado em diversos estados brasileiros.
A entrega do plano final à Sema está agendada para o início de 2014.
Envie para um amigo