No próximo ano o Governo do Estado pretende implementar o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). Mas a preocupação com a poluição causada pelos carros também vai mudar a rotina das montadoras. Em outubro o governo federal lançou oficialmente o Inovar-Auto. O programa estabelece que até 2017 os carros novos tenham de consumir 13,6% menos combustível em relação ao índice atual. Significa que terão de percorrer, em média, 15,9 quilômetros por litro de gasolina e 11 quilômetros por litro de álcool. Montadoras que cumprirem esses requisitos receberão incentivos fiscais.
Empresas que conseguirem desenvolver produtos ainda mais econômicos, com capacidade de rodar 17,2 km/l com gasolina e 11,9 km/l com álcool terão benefício extra de redução de 2% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se investir em novas tecnologias, como na área de segurança, terá direito a mais 2% de corte.
Um carro popular nacional com motor 1.0 de uma fabricante habilitada pelo regime automotivo recolherá 7% de IPI a partir de janeiro, mas essa alíquota poderá cair a 3% se todas as etapas do programa forem cumpridas. Essa redução será um importante fator de competitividade do produto.
Em paralelo à redução de consumo, os carros terão de diminuir as emissões de poluentes em igual proporção. A exigência do regime é que, até 2017, cada automóvel emita, em média, 135 gramas de CO² por quilômetro rodado, meta que aproxima os veículos brasileiros aos de países desenvolvidos. A Europa estabelece 130 gramas de CO² por quilômetro rodado até 2015 e 95 gramas até 2020. Já os EUA pretendem chegar a 154 gramas em 2016.
Mais limpo - "Essa medida é muito positiva porque os carros já saem das fábricas com motores menos poluentes", afirma Marcelo Alves, analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep. Isso significa que as oficinas terão menos trabalho para regular os carros novos que ainda estiverem acima dos níveis admitidos pelo PCPV.
No Paraná, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos (Programa I/M), está agendado para vigorar a partir de 2013. Os primeiros a serem avaliados fazem parte da frota de veículos de uso intenso do Estado, especialmente aquela voltada ao transporte público e de cargas, e também todos os veículos com motores do Ciclo Diesel licenciados de 1970 em diante. Na sequência, o programa vai ampliando o escopo até que todos os veículos do Paraná passem anualmente pela inspeção.
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