O Sindirepa de Francisco Beltrão inaugurou oficialmente seu Centro de Treinamento Automotivo no dia 11 de setembro. A infraestrutura é resultado de uma parceria entre Senai, Sindirepa e Prefeitura Municipal. O empreendimento deve formar 300 profissionais ao ano, atendendo à demanda das empresas do setor por mão de obra qualificada.
Segundo o presidente do sindicato, Rafael Liston, a escola irá criar cursos conforme as necessidades dos associados. "Agora, o primeiro passo é pesquisar junto aos empresários as capacitações que gostariam que oferecêssemos para incluir em nossa agenda", diz.
Valorização local - Segundo Liston, a escola automotiva do Sindirepa era um sonho antigo dos empresários da região. "Antes, precisávamos deslocar nossos profissionais para grandes centros para capacitá-los. Agora, com o apoio da prefeitura e os investimentos do Senai, essa capacitação fica mais barata e os empresários sentem-se valorizados", declarou.
"Este segmento é muito importante dentro da cadeia automotiva e o Sistema Fiep, por meio do Senai, dá esse
apoio que certamente vai melhorar o desempenho das empresas", afirmou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, presente na
inauguração.
O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, também destacou a importância
de iniciativas que colaborem para o desenvolvimento do município. "O fundamental é unir as pessoas em torno
de objetivos comuns, como fizemos aqui. Este projeto tem muita qualidade e a Prefeitura se sente feliz em ter contribuído",
afirmou.
Histórico - O Centro de Treinamento Automotivo de Francisco Beltrão está instalado em um barracão cedido e reformado pela Prefeitura do município. O Senai adquiriu os equipamentos e disponibiliza instrutores e a metodologia de ensino. A gestão dos cursos, atendendo as necessidades do setor, está a cargo do Sindirepa. Foram investidos mais de R$ 500 mil no empreendimento.
Estão sendo ofertadas, inicialmente, capacitações voltadas para a qualificação e aperfeiçoamento profissional, que devem formar 230 alunos anualmente. Outros 70 profissionais devem ser atendidos por meio de ações móveis, englobando outros 24 municípios da base territorial do Sindirepa FB. A partir de 2013, o Centro vai oferecer também cursos técnicos na área automotiva.
Envie para um amigo