Apesar de muitos acharem que calcário e gesso agrícolas são semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos nos solos completamente diferentes. Cada um tem uma ação e efeito particular. Porém, na grande maioria dos casos o calcário leva vantagem tanto nos efeitos que proporciona, quanto no impacto econômico do investimento do agricultor.
O agrônomo e PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Roberto Ernani, explica que o calcário é um composto químico básico forte com solubilidade extremamente baixa. É um produto alcalino que tem a habilidade de elevar o pH do solo, diminuindo, dessa forma, a acidez. Em sua composição, ele tem Ca (quando é calcítico) ou Ca e Mg (quando é dolomítico) e um ânion, normalmente o carbonato, que é o responsável por corrigir a acidez.
O gesso é um sal neutro constituído por Ca e S (CaSO4), normalmente originado como subproduto durante a fabricação do ácido fosfórico. Por ser um sal, e não uma base forte, o gesso não tem a capacidade de elevar o pH do solo, ou seja, não deve ser utilizado com a intenção de diminuir a acidez. Entretanto, quando faltar Ca ou S (enxofre) no solo, ele pode ser utilizado como fertilizante, para fornecer esses dois nutrientes às plantas. Nesse caso, as doses a serem aplicadas devem se situar entre 200 a 400 kg/ha, dependendo do solo.
Comparação - O calcário, além de elevar o pH, promove várias alterações nos atributos químicos do solo, entre as quais: elimina o alumínio tóxico caso o pH do solo atinja valores iguais ou maiores do que 5,4; aumenta a capacidade de troca de cátions (CTC) e, por isso, diminui a lixiviação de cátions; e aumenta a disponibilidade de nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, molibdênio. Se o calcário for dolomítico, ele também aumenta a disponibilidade de Mg às plantas; se for de origem calcítica, ele pode até diminuir a disponibilidade de magnésio, dependendo do teor desse no solo. “Portanto, quando se pretende elevar o pH do solo, calcário é o produto a ser utilizado”, afirma o agrônomo.
O gesso, por ser um produto de mediana solubilidade em água, pode ser aplicado sobre a superfície do solo, não necessitando ser incorporado ao solo. Ao dissolver, ele libera cálcio e enxofre. Parte do cálcio vai para as cargas negativas e parte permanece na solução do solo, podendo ser absorvida pelas plantas ou lixiviada. Como o gesso não altera o pH do solo e com isso não aumenta a capacidade de troca de cátions (CTC), o Ca, ao ocupar algumas cargas negativas, desloca potássio e principalmente magnésio para a solução, que podem ser lixiviados, ao contrário do calcário.
O efeito residual no solo é outro fator no qual esses dois produtos diferem. Os efeitos do calcário permanecem no solo por até 20 ou mais anos, dependendo da dose aplicada. O efeito residual do gesso também é proporcional à dose aplicada, mas normalmente dura poucos meses, em função da maior solubilidade em relação ao calcário. O custo desses produtos em nível de propriedade é muito semelhante, pois é determinado principalmente pelo preço do transporte. Sendo assim, só se justifica aplicar gesso ao solo em situações onde o pH seja muito baixo e a disponibilidade de cálcio no subsolo seja limitante ao desenvolvimento das raízes. “Nas demais situações, deve-se preferir o calcário”, conclui.
Does your site have a contact page? I'm having a tough time
locating it but, I'd like to shoot you an email.
I've
got some creative ideas for your blog you might be interested
in hearing. Either way, great site and I look forward to
seeing it grow over time.
Having read this I thought it was very informative. I appreciate you spending some time and effort to put this short article
together.
I once again find myself personally spending way too much
time both reading and commenting. But so
what, it was still worth it!
all the time i used to read smaller content which also clear their motive,
and that is also happening with this article
which I am reading at this place.
Whats up very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing ..
I will bookmark your blog and take the feeds additionally?
I'm
satisfied to seek out a lot of helpful information here in the post,
we'd like develop more techniques on this regard,
thank you for sharing.
. . . . . 0mniartist asmr
Thanks for some other excellent article. The place else may just anyone get that
kind of information in such an ideal
method of writing?
I've a presentation subsequent week, and I'm on the search for such info.
0mniartist asmr
Hello there! I simply wish to offer you a big thumbs up for your excellent info you have here
on this post. I'll be returning
to your website for more soon. asmr 0mniartist
I'm not sure where you are getting your info, but great topic.
I needs to spend some time learning much more or understanding
more.
Thanks for fantastic info I was looking for this
information for my mission. asmr 0mniartist
Good respond in return of this difficulty with genuine arguments
and telling the whole thing concerning that. asmr 0mniartist
I really like what you guys are usually up too. This sort of
clever work and coverage! Keep up the superb works guys
I've added you guys to blogroll.
Hey! Would you mind if I share your blog with my facebook group?
There's a lot of people that I think would really appreciate
your content.
Please let me know. Cheers
Envie para um amigo