O Sindimetal Sudoeste promoveu no dia 30 de agosto, em parceria com o Sistema Fiep, Sesi e Senai, o primeiro encontro da Clínica Social sobre a Norma Regulamentadora 35, que trata de regras para trabalhos em altura. O diálogo foi realizado em Palmas pela técnica de ensino e coordenadora do curso técnico em Segurança do Trabalho no Senai, Andressa Zanrosso.
O presidente da entidade, Evandro Néri, enfatiza a necessidade de se adequar às exigências da lei. "É um processo trabalhoso que envolve palestras, treinamento, adaptação de equipamento, entre outros. A fiscalização é rigorosa e estamos trabalhando para que empresários e colaboradores estejam preparados", explica.
Estiveram presentes 56 participantes, entre alunos do curso técnico, técnicos de segurança das indústrias, funcionários de recursos humanos, técnicos da Copel, supervisores de produção das indústrias locais, colaboradores da construção civil e técnicos da Usina Eólica. Durante o debate, foram tratados temas como objetivo e campo de aplicação; responsabilidades; capacitação e treinamento; planejamento, organização e execução; e emergência e salvamento.
No dia 18 de setembro, o encontro ocorreu no auditório da Agência de Desenvolvimento em Francisco Beltrão. E, em Dois Vizinhos, a Clínica Social está marcada para o dia 4 de outubro em local a definir. Os debates iniciam-se sempre às 20 horas.
Exigências - Segundo a NR-35, caberá ao empregador a capacitação dos trabalhadores que realizem este tipo de trabalho. As empresas precisam se adaptar aos requisitos mínimos e às medidas de proteção para trabalhos acima de dois metros do nível inferior. Já o prazo de adequação foi até o dia 23 de setembro. Após essa data, estarão sujeitas à fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Mais informações podem ser obtidas pelo fone (46) 3225-1222, com Meri.
Envie para um amigo