As exportações de máquinas e equipamentos industriais fabricados no Brasil somaram entre janeiro e agosto deste ano US$ 8,2 bilhões, 10% acima do verificado no mesmo período de 2011. Para a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) o indicador positivo pode ser melhorado. A entidade vem realizando reuniões de alinhamento estratégico para o Brazil Machinery Solutions (BMS). O programa, que tem parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), visa promover as exportações no setor e fortalecer a imagem do País como fabricante de bens de capital mecânico.
Os encontros, já realizados em cidades do Sul do País, fazem parte da preparação das ações da Abimaq para o biênio 2013-2014. "Nosso objetivo é provocar as empresas para que elas digam o que gostariam de fazer. Com isso, elas vão direcionar o planejamento estratégico dentro dos temas e mercados prioritários pré-estabelecidos desde 2010. Somos executores de projetos e ações que nascem do desejo dos associados", ressaltou o diretor executivo de mercado externo da Associação, Curt Muller.
Uma das inovações é o Warm Up que é um "aquecimento" para as principais feiras do setor de máquinas e equipamentos realizado nos países prioritários do Programa na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e Peru). O público alvo são empresas e clientes em potencial desses países, além de entidades de classe parceiras, imprensa, organizadores de feiras e representantes do governo local. É um evento de relacionamento entre fabricantes brasileiros (que participarão da feira junto ao BMS) e compradores e serve para estimular os negócios para o evento.
Somam-se ainda outras atividades como missões comerciais, rodadas de negócios, projeto de imagem, revista Brazil Machinery Solutions, catálogo Brand Utility, Centro Internacional de Pós-Venda, catálogo eletrônico com otimização de buscas na internet - mecanismo que mantém as empresas em destaque no Google -, ações comuns em mídias estrangeiras, entre outras.
Maior participação - Segundo relatório divulgado em outubro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em 2011 houve aumento no número de empresas de médio porte que exportaram. No ano, 5.710 médias empresas venderam para o mercado exterior, ultrapassando a quantidade verificada em 2010, de 5.681.
Em relação a valores, o segmento também apresentou crescimento de 7,6%, passando de US$ 8,198 bilhões, em 2010, para US$ 8,819 bilhões, no ano passado. O principal setor exportador, nesta categoria de estabelecimentos, foi o de máquinas e equipamentos mecânicos, sendo que as exportações corresponderam a 11,9% do total.
Envie para um amigo