Por iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e do Movimento Nós Podemos Paraná, por meio dos Objetivos do Milênio, ambos ligados à Fiep, dez empresas da região de Ponta Grossa receberam ações do Outubro Rosa.
Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer orientaram funcionários e esposas de trabalhadores durante as visitas às fábricas sobre a importância da prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de mama. A atividade contou com a participação de três sindicatos com sede em Ponta Grossa: Sindimadeira/PG, Sindimetal/PG e Sindiminerais/PR.
No mês de outubro acontece o movimento mundial de combate ao câncer de mama. Em Ponta Grossa o objetivo central foi levar informações para mulheres que trabalham na indústria sobre a importância e como realizar o autoexame, por meio de material ilustrativo e palestras. "As pessoas conhecem o problema, mas ainda falta muita informação. Surgiram várias dúvidas durante a conversa com as voluntárias", afirma Rayana Kedrovski, articuladora do CPCE dos Campos Gerais.
Ao todo 193 pessoas, em sua maioria mulheres, receberam orientações sobre os tipos de câncer, importância de realizar exames periodicamente e quais os sintomas, além do esclarecimento das dúvidas. Entre as empresas visitadas estiveram o Grupo Ubner, a empresa W3, o Grupo Águia e a Madeireira Fanchin, sediada em Ortigueira.
Movimento - O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de
mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou
nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas. Mais tarde, com a aprovação
do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, data que
passou a ser adotada no resto do mundo.
Envie para um amigo