Representantes do setor metalmecânico estiveram reunidos com o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, para estruturar um projeto de implantação da logística reversa. Durante o encontro realizado em Londrina, no dia 29 de maio, os industriais levantaram diversas dúvidas sobre os procedimentos exigidos.
A reunião faz parte de uma série de ações previstas no Termo de Compromisso firmado entre os sindicatos, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em novembro de 2012. Os participantes compõem o G19, grupo que também reúne sindicatos empresariais das indústrias de material elétrico, eletroeletrônico e de reparação de veículos.
Dentro do cronograma estabelecido pelo termo de compromisso com a Sema e o IAP, o setor terá que implantar as ações de logística reversa a partir do ano que vem. Segundo o coordenador do G19, Alcindo de Andrade Tigrinho, as empresas precisam de orientações para cumprir as normativas previstas. “A cadeia produtiva do segmento é muito vasta e a maioria dos produtos são entregues a fornecedores”, explicou.
Cheida disse que a Secretaria fará os esclarecimentos solicitados pelo setor, inclusive com convite para a participação do Ministério Público do Paraná. “Já estamos realizando debates com técnicos, prefeitos e população, em todas as regiões do Estado, por meio das conferências municipais e estaduais do Meio Ambiente”, informou o secretário. Estão sendo realizadas conferências em todo o País para debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de viabilizar os planos de logística reversa.
O departamento de Fomento e Desenvolvimento da Fiep está coordenando as ações junto à Sema e IAP. Os representantes do setor metalmecânico têm agendada mais uma reunião com o secretário do Meio Ambiente neste mês de junho.
Envie para um amigo