O setor de bens de capital alavancou a produção industrial registrada em abril. Normalmente o mês apresenta queda, mas neste ano ele registrou avanço de 1,8% na comparação com março. A desoneração para diversas categorias de máquinas e equipamentos foi o maior responsável pelo índice positivo. A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) acredita que a tendência vai permanecer para os próximos meses.
A produção industrial de 2013 começou a evoluir timidamente a partir de março, que apontou alta de 0,7% em relação ao mês anterior. Desde o final de 2012, a indústria nacional vem aproveitando a desoneração de máquinas e equipamentos e o reflexo foi sentido em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria cresceu 8,4% em 2013.
"Janeiro, fevereiro e março costumam ser meses de alta, e abril costuma ter queda. Em 2013, subiu e isso pode ser um sinal de recuperação", disse Mario Bernardini, diretor de competitividade da Abimaq. A Medida Provisória 582, publicada em setembro do ano passado, desonerou impostos para aquisição de máquinas e equipamentos novos. Isso explica o aumento dos investimentos nos bens de capital, que teve alta de 3,2%.
A indústria de máquinas e equipamentos obteve crescimento de 4,6% no faturamento bruto em abril sobre igual mês de 2012, segundo dados da associação. A entidade espera que esses números positivos se repitam ao longo do ano.
Envie para um amigo