O Sindimetal Campo Mourão participou de diversas reuniões, nos dias 14 de março e 3 e 24 de abril, para tratar do tema logística reversa. No dia 3, a presidente do Sindimetal, Maria José do Nascimento, e a executiva Sônia Baracho, estiveram reunidas com a prefeita Regina Dubay, com o secretário de Meio Ambiente do município, Adriano Carmargo, com a gerente do Sesi e Senai regional, Ana Roselis, e com o diretor da Cristófoli Biossegurança, Douglas Barrankievicz.
Já no dia 24 de abril, a presidente Maria José foi à Londrina para encontrar representantes de diversos sindicatos do setor metalmecânico na sede do Sindimetal Londrina, tendo como principal pauta a questão da logística reversa. Estiveram presentes membros do Sindimetal Campo Mourão, Sudoeste, Paraná, Londrina, Maringá, Apucarana, Sindirepa Paraná e Sindiplacas Paraná.
O analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Jerri Adriani Chequin, explica que foi criada uma agenda de trabalho. “A metodologia já está sendo desenvolvida e os setores estão se interligando e mobilizando para buscar as melhores formas de atender a legislação nacional”, diz.
Chequin acrescenta que é importante que as indústrias paranaenses entrem em contato com seus sindicatos repassando suas dúvidas, preocupações e ações que deram certo. “Dividir experiências pode ajudar muito”, afirma.
Segundo ele, o papel da Fiep está sendo ajudar na elaboração de uma metodologia, gerando aproximação com o Governo do Estado. “A Federação está mobilizando, orientando e traçando um plano de trabalho e cada indústria tem a responsabilidade da implantação”, conclui.
Para finalizar, os participantes conferiram uma palestra de Logística Reversa voltada para metalmecânica, com o tema Descarte de resíduos: A importância de se adequar à legislação, ministrada pelo diretor de responsabilidade socioambiental da Associação Brasileira da indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), André Luís Saraiva, que tem sete anos de experiência no assunto.
Envie para um amigo