O Sindimetal Campo Mourão aderiu ao termo de compromisso de Logística Reversa com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no final de 2012. A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada no dia 14 de fevereiro. Participaram cerca de 20 membros da diretoria do sindicato, associados e representantes da Fiep para mais informações sobre o tema.
A medida exige que os produtos realizem o caminho contrário após seu consumo, ou seja, passem por toda cadeia produtiva, voltando até o fabricante, que lhe dará a destinação final ambientalmente correta. A ação está prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, para adequar o setor produtivo do Estado.
No Paraná, a regulamentação é conduzida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), que em 2012 lançou um edital de convocação para que a indústria paranaense se comprometa com esta prática, que envolve também o comércio, importadores e os consumidores. A convocação tem como objetivo construir a proposta para Logística Reversa de forma conjunta, pelo governo e pela indústria do Estado.
Envie para um amigo