Lideranças do Sindicato das Indústrias do Mate dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso foram recebidos pela senadora Ana Amélia (PP-RS) na tarde desta segunda-feira (26). Eles pedem apoio à suspensão da cobrança de PIS/Cofins na cadeia produtiva do setor.
A medida é importante para a reestruturação do setor, a promoção do produto e para várias pequenas empresas de erva-mate. O PIS/Cofins, segundo os dirigentes dos sindicatos ligados ao setor, incide em 3,65% sobre o lucro presumido da indústria e em 9,25% sobre o lucro real.
A senadora Ana Amélia reafirmou apoio à medida. Em outras oportunidades, no debate de Medidas Provisórias, Ana Amélia apresentou e apoiou emendas propondo a suspensão da cobrança. Porém, as propostas foram vetadas pelo governo federal.
Estiveram com a senadora o presidente do Sindimate RS, Alfeu Strapasson, o presidente do Sindimate PR, Ignacio Carrau, o diretor do Sindimate SC, Obiratan Bortolon, e o representante do sindicato que reúne os quatro Estados, Jorge Birck.
Envie para um amigo