O Gabinete Itinerante da Fiep percorreu diversas indústrias do Sudoeste do Paraná. No dia 12 de setembro foi a vez do polo moveleiro, situado na região de Ampére. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, conheceu três empresas do município que têm investido fortemente em tecnologia para aumentar ainda mais sua produtividade.
A presidente do Sindimadmov, Nadir de Marchi, acompanhou as visitas e destacou a importância do reconhecimento. "É um estímulo muito grande aos empresários para continuarem crescendo. É um momento ímpar para a nossa região", afirma.
"O Sudoeste é referência para o Paraná e para o Brasil, porque mostra como a força empreendedora de empresários criativos e inovadores pode transformar uma cidade. Nossa intenção com essa visita é mostrar o potencial que temos no interior e a contribuição que o setor industrial dá para o desenvolvimento de todo o Estado", acrescentou Campagnolo.
As empresas escolhidas foram a Indústria de Móveis Notável, Movelmar e Gaam, todas associadas do Sindimadmov. O empresário Vianir Angonese, diretor-geral da Notável, explica que o crescimento do setor industrial no município foi fundamental para mudar os rumos da história em Ampére. "Até 25 anos atrás nossa economia era baseada em uma agricultura rudimentar. Hoje, a indústria é responsável por 60% da economia da cidade, criando oportunidades de emprego principalmente para nossos jovens", disse.
Os investimentos das empresas em automação devem se reverter em mais benefícios para Ampére a curto prazo. No caso da Movelmar Ambientes Planejados, que possui 80 funcionários, a aquisição de uma seccionadora e de uma máquina coladeira de bordas deve aumentar o faturamento da empresa em 15% a 20%. "O empresário precisa investir em produtividade, senão fica pouco competitivo no mercado", afirma o diretor da Movelmar, Leocir Marafon.
Outra empresa que investiu pesado em tecnologia foi a Gaam, que produz gabinetes e outros itens para banheiros e áreas de serviço. Recentemente, a empresa, que conta com 174 colaboradores, adquiriu dois robôs para pintura de pias, cubas e tampos, além de outros equipamentos. "A industrialização do Brasil passa necessariamente pelo interior", afirma Pedro Rodrigues da Silva, sócio-proprietário da empresa.
APL em formação - Além do caráter empreendedor dos industriais de Ampére, outro fator considerado fundamental para o desenvolvimento da indústria na região é a união dos empresários. A presidente do Sindimadmov explica que um Arranjo Produtivo Local (APL) está em fase de implantação e vai facilitar principalmente a qualificação de trabalhadores para as indústrias da região. "As empresas de nossa base, como estas de Ampére, estão investindo muito em tecnologia e por isso é preciso capacitação. Com o apoio do Sistema Fiep, estamos trabalhando para trazer mais cursos que atendam essa demanda", afirmou Nadir.
Envie para um amigo