A 11ª edição da FIMMA Brasil (Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira) superou as expectativas de público ao receber 45.443 pessoas, que acompanharam as novidades dos 653 expositores presentes. O evento aconteceu em Bento Gonçalves (RS) e foi realizado entre os dias 18 e 22 de março. Em termos de negócios os resultados também foram positivos com o alcance da estimativa inicial de movimentar US$ 7.150 milhões, por meio do Projeto Comprador, carro-chefe da feira. A próxima edição vai acontecer entre 16 e 20 de março de 2015.
A feira serviu como termômetro para avaliar o que os empresários dos segmentos de madeira e móvel podem projetar para o ano. O presidente do evento, Cacildo Tarso, acredita que essa edição mostrou uma retomada dos investimentos pelos produtores após a instabilidade ocorrida no ano passado. “A Fimma Brasil deu a largada para os negócios em 2013, ditando tendências para o próximo biênio e surpreendendo pela inovação”, afirma Tarso.
Os expositores mostraram materiais com padrões exclusivos para o mercado brasileiro e que devem inspirar o design de móveis desenvolvido no país, levando em conta o clima e as diferentes características regionais em sua elaboração. A grande atenção para as evoluções tecnológicas voltadas aos sistemas de aprimoramento das operações na fábrica, incluindo a robótica, foi um dos destaques da edição.
Projeto Comprador – As 434 rodadas colocaram frente a frente 20 importadores (vindos da Bolívia, Colômbia,
Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela e, com destaque, Chile e Peru – detentores das duas maiores delegações)
e 72 empresas expositoras. Assim, o Projeto Comprador encerra sua sétima edição com previsão recorde
na geração de negócios: US$ 7.150 milhões – superando em 9,16% os números de 2011.
O
dado mais impressionante foi o inédito fechamento de dois acordos comerciais durante a realização das
reuniões – tradicionalmente concebidas para prospectar o alinhavo de futuras transações. “Ficamos
muito satisfeitos com o resultado obtido, fruto direto do trabalho de organização que efetivamos com foco na
assertividade das rodadas, reunindo os parceiros por afinidades e similaridades de interesses”, avalia o diretor de
Assuntos Internacionais, Marcos Troes.
O Projeto Comprador conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), por meio do Projeto Orchestra Brasil.
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