O setor coureiro do Brasil exportou US$ 160 milhões em peles e couros no mês de julho deste ano, segundo dados divulgados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O valor representa um crescimento de 14,2% em relação ao montante exportado no mesmo período do ano passado.
O aumento nas exportações confirma a projeção da entidade de recuperar o recuo de vendas para o mercado externo acumulado no primeiro semestre (-2,66%) e, possivelmente, superar 2011 no valor das exportações.
Imagem positiva - O prognóstico positivo para o couro brasileiro no mercado internacional é possível pelo ótimo posicionamento do produto junto aos países-alvo. Trata-se de uma construção de relacionamento, imagem e qualidade que permite ao couro brasileiro se manter em ascensão, além de contornar as dificuldades que se apresentam no mercado externo. A crise na Europa tem sido uma barreira para diversos segmentos e os sinais de retração de compradores são visíveis para vários países com tradição na produção coureira.
Crescimento - Na economia brasileira, o setor ocupa a 7ª posição dos produtos semimanufaturados exportados e o 24º lugar em relação a todos os produtos exportados pelo Brasil. Com isso, o segmento conseguiu manter a posição frente a outros produtos do trade.
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