O setor de construção civil está fazendo um alerta para os profissionais do segmento. O uso de blocos de concreto com fundo traz desperdício de recursos, com gastos em geral não computados pelo cliente, seja construtora ou autoconstrutor. Isto porque esse tipo de bloco, também chamado de “bloco fechado”, é cerca de 10% mais pesado do que o vazado de concreto, além de consumir em torno de 40% mais argamassa de assentamento. Com isso, seu uso dificulta a passagem da fiação elétrica, o que encarece o custo da mão de obra. O presidente da BlocoBrasil - Associação da Indústria de Blocos de Concreto, Marcelo Kaiuca, explica, ainda, que o bloco de concreto com fundo não segue normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, em geral, é produzido por fábricas sem o controle de qualidade adequado, o que acaba sendo um problema para a construção.
A explicação para que este material continue no mercado deve-se, segundo especialistas, à falta de atualização de parte dos pedreiros, que estão acostumados com técnicas construtivas antigas e que, devido a isso, pedem aos seus contratantes que comprem o “bloco com fundo”. Esse tipo de material é solicitado principalmente por pedreiros que não receberam treinamento e capacitação técnica e ainda usam a colher de pedreiro para assentar o bloco de fundo fechado. “Essa é uma cultura antiga”, afirma o engenheiro Claudio Oliveira, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
O bloco de concreto vazado é o mais indicado para ser utilizado porque exige menos argamassa e, também, oferece maior racionalização da obra, ao permitir a passagem das tubulações de instalações sem que seja preciso quebrar o bloco. Além de ser produzido, em geral, por fábricas formalizadas e detentoras de equipamentos e métodos de produção modernos, compatíveis com as exigências da NBR 6136/2008 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria, da ABNT. Mesmo pequenos fabricantes, com equipamentos de menor porte, podem se adequar às normas, desde que façam as necessárias alterações das fôrmas de seu maquinário de produção de blocos.
É importante destacar que o Selo de Qualidade da ABCP só é concedido aos fabricantes que cumprem diversas exigências, além do atendimento à NBR 6136, e que oferecem garantia de qualidade de seus produtos aos clientes. Portanto, para os consumidores que querem ter a certeza sobre a qualidade do produto e sobre a economia da obra, o recomendado é usar o bloco de concreto vazado.
Envie para um amigo