O Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Senai e divulgado recentemente aponta que seis setores da indústria serão responsáveis pela geração de 625 mil vagas, o que equivale a 52% do total das vagas que serão geradas até 2015. Os setores são: construtoras, empresas de prestação de serviços à indústrias, fábricas de veículos, de máquinas e equipamentos, de alimentos e bebidas e de roupas e acessórios.
De acordo com o levantamento, o setor de construção civil terá demanda de 39.777 profissionais com formação técnica e 66.904 com média qualificação. Já o setor de Alimentos e Bebidas necessitará de 21.514 profissionais técnicos e 41.349 profissionais com média qualificação.
Porém o cumprimento da estimativa está diretamente ligado às condições econômicas. “A criação das novas vagas depende da continuidade da estabilidade econômica e da retomada do crescimento no País. Assim, os setores de maior demanda são aqueles intimamente ligados ao consumo das famílias”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
A pesquisa mostra que a indústria brasileira como um todo necessitará de 1,1 milhão de profissionais de nível técnico e de média qualificação até 2012, além de prever que o setor, para atender à demanda, precisará investir na qualificação de 6,1 milhões de trabalhadores.
Demanda – A área técnica que terá maior demanda, com mais de 16 mil vagas, é a de construção civil. A segunda maior demanda é pelo profissional técnico de controle da produção nas montadoras de veículos - com 9,5 mil vagas e dos profissionais que prestam serviços às empresas - 8.255 vagas.
A próxima profissão mais demandada é de operador de máquinas de usinagem por controle numérico computadorizado, com 4,7 mil vagas.
Confira a demanda por profissionais técnicos, por setores da indústria no quadro ao lado.
Envie para um amigo