A Fiep, por meio do Senai Inovação e dos Observatórios Sesi/SenaiI/IEL, disponibilizou para o setor produtivo do Estado o projeto "Bússola da Inovação". A iniciativa pioneira no Brasil propõe avaliar e comparar o status da inovação entre as indústrias do Paraná, além de orientar empresários e executivos sobre as variáveis que compõem a inovação e a sua importância para a competitividade.
De acordo com o diretor regional do Senai-PR, Marco Antonio Secco, o projeto permite diagnosticar o status da inovação na indústria e irá auxiliar os empresários no que diz respeito à inovação. "Ao mesmo tempo em que o projeto sensibiliza para a importância da pesquisa, desenvolvimento e inovação, orienta os empresários sobre ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer as variáveis relacionadas à inovação, identificando ainda fraquezas e oportunidades de melhoria para o negócio", explica.
Dois anos após o início das pesquisas, o projeto está disponível para o setor produtivo do Estado. Segundo Secco, o momento agora é de divulgar para atrair o maior número de empresários. "Foram consultados os principais estudos sobre inovação realizados no Brasil e no mundo, acompanhado pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica, chamada de coleta-aprendizagem, para sensibilizar as indústrias participantes sobre o processo de inovação. Agora precisamos envolver as empresas e assim contribuir com o aumento da competividade da indústria do Paraná".
Paraná sairá na frente - Além de contribuir com a competitividade empresarial do Estado, a Bússola da Inovação tem como meta construir retratos setoriais e regionais do processo de inovação, elaborar uma base de dados que permita outros estudos, diagnosticar os principais temas e dimensões da inovação e informar oportunidades de produtos e serviços alinhados às necessidades da indústria. Para saber mais sobre o projeto Bússola da Inovação da Fiep, acesse www.bussoladainovacao.org.br
Envie para um amigo