Sindccon Norte
22/08/2012

Senai vai capacitar 100 mil trabalhadores da construção pesada

Programa Nacional de Educação Profissional para o setor de Pavimentação Asfáltica irá atender todo Brasil

O Senai e o Instituto Pavimentar lançaram no dia 26 de julho, em Curitiba, o Programa Nacional de Educação Profissional para a Indústria da Construção - Setor Pavimentação Asfáltica. O evento reuniu dirigentes de instituições do setor da construção pesada de todo o Brasil.

A regional do Senai no Paraná fará a gestão nacional do programa, que pretende atender cerca de 100 mil trabalhadores nos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. A iniciativa é uma resposta à necessidade de mão de obra qualificada para o setor de construção pesada, que se intensificou a partir dos investimentos em infraestrutura, devido ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Ao todo serão ofertados 12 cursos. Nesta primeira fase serão disponibilizados seis: curso de qualificação em operação de rolo compactador; curso de aperfeiçoamento em operação de rolo compactador liso duplo tandem pneumático; curso de aperfeiçoamento em operação de rolo compactador liso corrugado; curso de noções de pavimentação asfáltica; curso de saúde, meio ambiente e segurança (SSM); curso de aperfeiçoamento em laboratório de concreto asfáltico.

"O setor é de suma importância para o desenvolvimento do país", lembrou o diretor regional do Senai, Marco Secco. "Gerenciar um programa como este, que irá atender todos os Estados brasileiros, mostra a liderança do Senai Paraná na formação e capacitação de mão de obra", afirmou ele.

O Instituto Pavimentar é composto pela Petrobrás - detentora de 94% do mercado de produção de asfalto no Brasil- pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA) e pela Associação das Empresas de Construção de Infraestrutura de Transporte Rodoviário, Ferroviário, Aquaviário e Portos. "O Brasil já atingiu um patamar significativo de consumo de pavimentação asfáltica e a tendência é aumentar. Isso vai exigir mão de obra qualificada", disse o presidente do Instituto Pavimentar, André Tavares, durante o evento.

O programa tem, também, a participação do Senai em Pernambuco, que colaborou na elaboração do material didático para os cursos. Segundo o diretor de educação da instituição em Pernambuco, Xistófanes Luna, "o fato de os estados gestores do programa estarem em regiões diferentes irá contribuir com o melhor entendimento das diferentes realidades brasileiras".

Durante o lançamento foram entregues as certificações de quatro formandos da segunda turma de multiplicadores do programa, dois da regional do Senai Paraná e dois de Pernambuco.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se