Até o ano passado, o Brasil era o país mais ansioso do mundo. De acordo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 18,6 milhões de brasileiros lidavam com transtornos de ansiedade. Em quatro anos – de 2014 a 2018 – o consumo de antidepressivos aumentou em 23% no país, segundo outro estudo, realizado pela Funcional Health Tech. Com a pandemia da COVID-19, os dados devem crescer nos próximos meses, colocando a saúde mental como assunto prioritário na pauta de empresas e da sociedade.
Sentimentos de angústia e depressão decorrentes da pandemia já são percebidos na procura por atendimento especializado. Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, lista alguns: “As principais dificuldades relatadas pelos trabalhadores estão relacionadas à adaptação com o teletrabalho, sensação de ansiedade e desafios nas novas configurações dos relacionamentos pessoais e profissionais”. Por meio do Centro de Inovação Sesi, a instituição disponibilizou um canal de atendimento gratuito para trabalhadores da indústria.
O atendimento é feito por WhatsApp no número (41) 99605-1082. Na primeira etapa, um sistema automático faz algumas perguntas sobre o que a pessoa está sentindo e se deseja receber apoio. Uma equipe de psicólogos e assistentes sociais do Sesi com experiência em atendimento ao público dão continuidade ao processo, fazendo o acolhimento psicossocial via telefone. Todas as informações fornecidas pelo trabalhador são confidenciais.
Por que é importante procurar apoio neste momento?
A redução do contato social é a forma de prevenção mais eficaz contra o coronavírus. Diante disso, muitos trabalhadores sofrem com a mudança drástica na rotina: além de passar mais tempo em casa, a convivência com amigos e familiares foi reduzida e o lazer fora de casa tornou-se inviável. Sobram notícias com números cada vez maiores – tanto da transmissão do vírus quanto dos impactos econômicos da crise. “O canal de atendimento tem confirmado que falar sobre o que estamos sentindo é fundamental. Nesse diálogo conseguimos reconhecer que se nossas emoções podem nos levar à ansiedade, irritação e estresse, também podem ser aliadas para nos conduzir a outros caminhos já percorridos de superação. Resgatar algum momento em que nos sentimos frágeis, sem alternativas e que conseguimos continuar, pode nos fortalecer e auxiliar a dar os primeiros passos”, analisa Maria Cristhina.
Como funciona o Canal de Atendimento à Saúde Mental?
Durante os atendimentos, os profissionais do Sesi passam algumas orientações para ajudar a lidar com os sentimentos, que vão desde o diálogo até rotinas para organizar o trabalho. “Conforme o caso, sugerimos que o trabalhador possa fazer uso do que está disponível nas redes sociais, por exemplo, e que encontre alternativas práticas que lhe proporcionem a sensação de segurança e bem- estar, à sua maneira, a partir dos hábitos e interesses pessoais”, destaca a gerente do Sistema Fiep. “Este é um momento em que podemos estimulá-lo a aprender novas habilidades, sejam técnicas ou cotidianas, como por exemplo, experimentar a jardinagem, fazer um bolo, ajudar as crianças com as tarefas de casa. Mas para que isso ocorra, é preciso estar aberto e perceber essas oportunidades”, conclui Maria Cristhina.
Para solicitar o contato, basta acessar o link do Canal de Atendimento à Saúde Mental do Sesi ou enviar mensagem para o WhatsApp (41) 99605-1082. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
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