O Sindbor está participando de reuniões para tratar de logística reversa. A primeira aconteceu no dia 23 de abril e o próximo encontro já está agendado para o dia 7 de junho. A executiva do sindicato, Ândrea Weiss, explicou que o setor também está apresentando um plano de logística para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), mesmo com a maioria das empresas associadas já tendo isso como prática. “Nosso setor é pioneiro em logística reversa; há 15 anos já pratica o que agora estamos colocando no papel”, conta.
Segundo ela, já existe o entendimento de que o segmento é formado por recicladores: “Estamos em dia com o meio ambiente”.
O analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Jerri Adriani Chequin, explica que foi criada uma agenda de trabalho em parceria com a Fiep. “A metodologia já está sendo desenvolvida e os setores estão se interligando e mobilizando para buscar as melhores formas de atender a legislação nacional”, diz.
Chequin acrescenta que é importante que as indústrias paranaenses entrem em contato com seus sindicatos, repassando suas dúvidas, preocupações e ações que deram certo. “Dividir experiências pode ajudar muito”, afirma.
Segundo ele, o papel da Fiep está sendo ajudar na elaboração de uma metodologia, gerando aproximação com o Governo do Estado. “A Federação está mobilizando, orientando e traçando um plano de trabalho e cada indústria tem a responsabilidade pela implantação”, conclui.
A próxima reunião sobre logística reversa já está agendada para o dia 7 de junho, das 14h às 17h, no Cietep da Fiep, localizado na Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, em Curitiba.
Envie para um amigo