Basta alguns minutos de observação nos veículos que circulam nas grandes cidades para identificar o quanto é comum carros rodando com irregularidades nos pneus. Entre as situações mais comuns flagradas pelas ruas estão o desgaste do pneu, calibragem inadequada, alteração do pneu original, uso de pneus off-road nas cidades, falta de alinhamento e balanceamento das rodas, além da não realização do rodízio de pneus.
E essa situação pode levar a uma diminuição de desempenho dos veículos, aumento do desgaste ou até resultar em acidentes. Para evitar esses problemas, é necessário que os clientes sejam orientados sobre essa questão.
Confira algumas dicas:
Desgaste do Pneu
O pneu abaixo do índice, considerado “careca” é muito comum. O pneu deve atender ao limite de desgaste por meio da indicação TWI. O pneu abaixo desse índice não atende às exigências de segurança no veículo e pode provocar acidentes ao usuário deste veículo. É necessário identificar a marca do TWI e controlar o desgaste do pneu.
Pressão/ Calibragem de Pneu
Um dos grandes problemas encontrados nas ruas são os pneus com calibragem inadequada. O uso da pressão correta no pneu, além de garantir a melhor dirigibilidade, garante o aumento da vida útil do pneu. O correto é verificar a pressão, no mínimo, duas vezes ao mês, antes de viajar e sempre que houver alteração na carga.
Especificação do Fabricante
A alteração do pneu original do veículo por pneus maiores e/ou diferentes das indicadas pelos fabricantes dos veículos causa problemas de desgaste, dirigibilidade e, em muitos casos, até mesmo, risco de cortes no pneu. É fundamental obedecer à especificação do fabricante para evitar problemas desagradáveis.
Pneu off-road X Pneu cidades
A utilização de pneus off-road nas cidades pode causar inúmeros danos, além de provocar maior consumo de combustível e reduzir a vida útil. É necessário um pneu adequado ao uso principal.
Alinhamento e Balanceamento
É importante realizar o alinhamento e o balanceamento nos veículos para evitar o desgaste irregular dos pneus e garantir a estabilidade. É necessário alinhar a balancear a cada 10 mil quilômetros, quando há troca de peça da suspensão ou desgaste irregular.
Rodízio de pneus
A falta de rodízio de pneus é um problema que deve ser evitado para equalizar possíveis desgastes. O rodízio tem a função de garantir a durabilidade dos pneus e deve ser realizado de acordo com a manutenção do manual do proprietário do veículo.
Sobrecarga
O excesso de peso pode causar desgaste irregular do pneu, além de aumentar a probabilidade de danos. É fundamental que o usuário respeite às especificações de limite de carga do pneu recomendada pelo fabricante.
Conserto de pneus
Consertos provisórios não são recomendados e podem trazer danos aos pneus em curto prazo. O fundamental é realizar um conserto definitivo e duradouro, proporcionando maior segurança aos ocupantes dos veículos.
Envie para um amigo