Nessa segunda-feira, 26, o Sindipneus participou de um Painel Setorial, promovido pelo Inmetro com o objetivo de discutir a utilização de pneus reformados em motocicletas. O encontro foi realizado na sede do Instituto, em Duque de Caxias, RJ, e contou com a participação de convidados e representantes do setor, como ABR, Anip, Abraciclo, Vipaltec e Denatran, que por meio de apresentações em slides, defenderam ou acusaram o uso do pneu remold em motos.
A utilização do pneu reformado em motocicletas foi proibida em 2004, mas em 2008 a vigência foi suspensa e o uso do pneu voltou a ser liberado. Em 2011, por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a proibição do remold novamente passou a vigorar. “Este painel setorial foi fundamental para que os dois lados conseguissem expor os seus pontos de vista. O debate foi muito positivo para o setor de reforma, que com certeza vencerá mais essa batalha em prol do pneu reformado”, afirmou o presidente do Sindipneus, Paulo Bitarães.
Para o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel, que também esteve presente no encontro, não há dados concretos que comprovem a ineficiência ou insegurança dos pneus remolds. “Eu quis participar deste painel para entender porque alguns órgãos recriminam o uso do pneu reformado. Mas não me convenci. Nenhum teste foi apresentado para comprovar que esse tipo de pneu é, de fato, responsável por parte dos acidentes com motociclistas”, afirmou. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, Rogério dos Santos Lara, os que mais podem opinar sobre o assunto são os próprios motociclistas, que u tilizam a moto como instrumento de trabalho. "Como presidente do sindicato posso afirmar que nós, motociclistas, confiamos de olhos fechados no pneu reformado. Várias são as causas dos inúmeros acidentes de motos no país, e atribuir esse índice ao pneu reformado não faz o menor sentido", enfatizou.
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