O projeto de Gestão Estratégica de Embalagens no Setor de Alimentos foi aprovado pelo comitê gestor nacional do Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procompi. A proposta visa capacitar as empresas do setor de alimentos de origem vegetal do Paraná, orientando no aperfeiçoamento do desenho técnico e especificações dos produtos. As inscrições vão até 15 de janeiro e as indústrias do setor de alimentos que queiram participar devem estar classificadas como Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, além de serem associadas ao Sincabima (Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná).
Ao aderir ao programa, a empresa vai receber o diagnóstico inicial e final, capacitações em inovação e marketing, produção na área de finanças e orientação em logística reversa. Além disso, o projeto vai auxiliar no desenvolvimento estrutural dos sistemas de embalagens utilizados para proteger, movimentar, armazenar, transportar e divulgar estes produtos nos mercados nacional e internacional.
A expectativa é de que as alterações nas embalagens desenvolvidas durante o Procompi rendam às empresas participantes um aumento de 5% nos indicadores de produtividade, faturamento bruto e volume de vendas. O objetivo é que 5% do total de embalagens seja adequado com as orientações do programa.
O investimento do Procompi para as indústrias do setor de alimentos filiadas ao Sincabima é de R$ 150 mil e, dependendo do número de inscritos, o valor de contrapartida das indústrias participantes pode chegar a R$ 750, com a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes. As indústrias interessadas devem preencher o termo de adesão no site da fiep (www.fiepr.org.br) e enviá-lo para o e-mail ana.bertoglio@fiepr.org.br. Mais informações pelo telefone (41) 3271-9844.
Envie para um amigo