A preocupação em torno da colheita do trigo se confirma e segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Estado, a quebra pode afetar o preço da farinha e do pão francês. No Paraná, a safra de trigo registrou uma redução de 27% de área plantada, comparada com 2011. Já para a colheita expectativa é de uma redução de 14%, comparado com o mesmo período do ano passado, que somou 2,453 milhões de toneladas do produto.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução na produção de grãos da safra 2012/2013 tirou a agricultura paranaense da liderança nacional, contudo, o produto não está em falta.
“O Estado ainda tem disponível meio milhão de trigo”, diz o técnico Carlos Hugo Godinho, do Departamento de Economia Rural (Deral). “Se necessário, até o final do ano, o Paraná deve importar o produto dos Estados Unidos e do Canadá, já que os principais parceiros: Argentina e Uruguai podem estar com suas safras comprometidas com o Rio Grande do Sul”, completa.
O preço da saca de trigo tem se mantido estável, em torno de R$ 34. Entretanto, o técnico do Deral menciona que o preço da farinha e do pão pode registrar alta para o fabricante e consumidor final.
“A queda na oferta de trigo pode ser um problema para o moageiro que poderá ter que pagar a mais pelo produto”, classifica o analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Evânio Felippe. “Mas a dinâmica do mercado vai dizer se as empresas de alimentos que dependem desse insumo terão condições de absorver o aumento ou terão que repassar ao consumidor”, completa Felippe.
Outro fator que incide no aumento dos preços foi levantado pelo presidente do Sindicato da Indústria de Trigo (Sinditrigo), José Celestino Antoniazzi, e refere-se à qualidade do trigo nas lavouras, “estima-se que até um quarto do produto não tem qualidade suficiente para ser moído”, analisa.
Safras ruins - Este ano as safras de trigo do Uruguai e da Argentina estão sofrendo uma queda de cerca de 20% por problemas climáticos. No Brasil, a produção de trigo do Rio Grande do Sul também foi afetada com as geadas e chuvas. Com isso, o Paraná deve assumir os contratos de exportação de trigo assinados pelo estado gaúcho. Segundo o Deral a negociação destes contratos ocorrerá até o próximo mês.
Comparação da Safra de Trigo do Paraná:
Área Plantada
2011 – 1,65 milhão hectares
2012 – 776,5 mil hectares
Colheita
2011– 2,453 milhões de toneladas*
2012– 2,100 milhões de toneladas
*Produção prejudicada pela geada e chuva
Envie para um amigo