A Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), atendeu 314 micro, pequenas e médias empresas em
maio, através dos 93 terminais instalados em unidades Sesi/Senai, sindicatos empresariais da indústria, agências do Sebrae,
delegacias do Crea e câmaras bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil.
Por meio destes terminais, que são compostos por um computador com acesso à internet e operados por estagiários,
a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão.
Desde 2005, a Retec
vem multiplicando a quantidade de atendimentos prestados. Em 2004, foram atendidas 284 demandas. No ano seguinte, foram 1.852.
No ano passado, os atendimentos chegaram 3.264. A Retec conta hoje, em seu banco de dados, com 1.663 clientes cadastrados
e 784 ofertantes, entre empresas e profissionais autônomos.
"Por meio destes postos avançados,
a Retec recebe consultas, na maioria gratuitas, atendendo solicitações de informações tecnológicas, bibliográficas e mercadológicas.
Atendemos também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação tecnológica e gestão empresarial", explica
Reinaldo Tockus, coordenador da Retec.
Neste ano, o Sistema Fiep, por meio do Senai,
planeja ampliar a atuação da Retec. O objetivo é chegar a 120 terminais.
As solicitações
também podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de
gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.
A cada demanda recebida, a Retec
busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado
pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições
parceiras.
As respostas são, em sua maioria, gratuitas e retornam ao empresário em
até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas somente a quem fez a demanda, o que garante a confidencialidade das informações.
Clínicas - Além da prestação de serviços tecnológicos via internet, a Rede
de Tecnologia do Paraná também realiza, com o apoio do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas. Em 2006, foram realizadas 16 clínicas
no Paraná. Para este ano foram agendadas 20.
Nas clínicas, o Senai traz especialistas
nacionais e estrangeiros que oferecem consultorias técnicas e tecnológicas, individuais ou em grupo, para diferentes setores
industriais.
Eventos de consultoria direta, as clínicas podem ser solicitadas por
sindicatos, cadeias produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) - aglomerações de empresas do mesmo segmento - de todo
o Paraná. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos.
Autor: FIEP
Fonte: RETEC - Rede de Tecnologia do Paraná www.pr.retec.org.br
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