O Encomex, programado para 1.º e 2 de dezembro, em Curitiba, foi lançado nesta quinta-feira (3), no Palácio
das Araucárias. A cerimônia reuniu cerca de 200 lideranças empresarias do Estado.
“Nosso
desafio é aumentar a base exportadora brasileira e fazer com que a fatia das empresas de menor porte seja cada vez
maior”, disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria
e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres. Na avaliação de Tatiana, apesar de o índice
paranaense estar acima da média nacional, de 5 %, há diversas oportunidades para o aumento da participação
das micro, pequenas e médias empresas nas balanças comerciais paranaense e brasileira.
“O comércio
exterior brasileiro vive um grande momento. A crise não afetou o setor. O resultado nos dez primeiros meses deste ano
já superou o total de exportações alcançado em 2010”, detalhou. “Nunca vendemos tanto
em nenhum ano da história”, completou, ao citar que as exportações brasileiras aumentaram 25 %
e as importações 30 % em comparação com o ano passado.
PARANÁ – Em relação
ao Paraná, a secretária destacou que o Estado possui a quarta maior corrente (soma de exportação
e importação) comercial do País e a maior da região Sul. Segundo ela, a balança comercial
estadual é bastante semelhante à brasileira em relação à distribuição dos
parceiros comerciais, sendo que a China é o maior deles, tanto na exportação, quanto na importação.
Tatiana apresentou oportunidades de negócios, mapeadas com o cruzamento da competitividade da economia do Paraná
com demandas do mercado externo. Destacaram-se os setores de máquinas e motores, veículos e autopeças,
celulose e papel, madeiras, cereais, complexo soja, café, açúcar e álcool.
PARTICIPAÇÃO
– O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que uma das
principais metas do Governo Beto Richa é ampliar a participação do Paraná na balança comercial
paranaense.
“O Encomex vai ser fundamental para que tenhamos êxito nesse movimento que iniciamos no Paraná”,
disse. Barros explicou que a Agência de Internacionalização busca estabelecer a sinergia entre os diversos
órgãos que atuam no setor de comércio exterior no Estado.
O lançamento do Encomex foi
acompanhado por lideranças empresariais de todas as regiões do Estado. Entre elas estavam o presidente da Ocepar,
João Paulo Koslovski, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, o economista e reitor
da Universidade Positivo, José Pio Martins, o presidente da Federação das Associações Comerciais
do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP),
Odone Martins, o cônsul-geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, o primeiro-vice-presidente
da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira
Junior, e o vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rommel Barion.
ENCOMEX – O Encomex Mercosul é a terceira edição do encontro neste ano e a primeira internacional.
O evento busca ampliar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio
internacional, com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações,
mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.
Na pauta estão palestras, oficinas, cursos, showrooms, workshops voltados principalmente aos micro, pequenos
e médios empresários. No evento também será feita ampla avaliação das duas décadas
do Mercosul e o planejamento para os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições já
estão abertas e podem ser feitas pelo endereço mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao .
Os palestrantes
debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão
de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio,
mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para
discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
Também estão previstos painéis com a participação de ministros dos países
membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários
que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas
e pendências relacionadas ao comércio exterior.
PARCEIROS - Esta é a terceira edição
do Encomex voltando ao Mercosul. Foz do Iguaçu e Porto Alegre foram sedes do evento em 2009 e 2010, respectivamente.
O Encomex é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, juntamente com o Ministério das Relações
Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Relações Institucionais
da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),
da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco
Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com
o apoio da Fiep, da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação
das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap),da Associação Comercial
do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR),
Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
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