Na semana em que a arrecadação de impostos no país este ano atingiu R$ 1 trilhão, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) reforça a mobilização por mudanças no sistema tributário brasileiro. Nesta sexta-feira (16), às 15 horas, no Cietep, em Curitiba, um debate sobre como a injustiça tributária afeta a competitividade das empresas marcará o lançamento nacional do movimento A Sombra do Imposto. No evento, promovido em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e que terá retransmissão por videoconferência para 18 cidades paranaenses e 33 de outros estados, será apresentada também a edição 2011 do Feirão do Imposto, manifestação que acontece no sábado (17) em diversos municípios brasileiros.
Criado em 2010 pela Fiep, o movimento A Sombra do Imposto tem o objetivo de conscientizar a população sobre o peso dos tributos. Na primeira fase da campanha foram distribuídos 1,5 milhão de exemplares de uma cartilha que mostrava de maneira simples e didática que os tributos estão presentes em cada compra que realizamos ou serviços que contratamos. Em maio deste ano, foi lançada a segunda etapa da campanha. Uma nova cartilha mostra que todo cidadão, como contribuinte, tem o direito de cobrar a correta aplicação do dinheiro dos impostos e a prestação de serviços públicos de qualidade.
Nesta sexta-feira, o movimento será apresentado a lideranças empresariais e representantes de entidades da sociedade civil de todo o país, ganhando dimensão nacional. Participam do evento de lançamento o presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo, coordenador do movimento e do Conselho Temático de Assuntos Tributários; o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco; o atual presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; e o presidente da ACP, Edson Ramon.
Feirão do Imposto
No mesmo evento, também será lançada a edição 2011 do Feirão do Imposto. Iniciativa do Conselho Nacional de Jovens Empresários (Conaje), ligado às associações comerciais estaduais, o Feirão acontece no sábado, levando às ruas das principais cidades do país exemplos do impacto da carga tributária sobre diferentes produtos.
Em Curitiba, a principal mobilização acontece na Rua XV de Novembro, no Centro, com apoio da Fiep. A partir das 9 horas, em tendas instaladas ao longo do calçadão, serão exibidos diversos produtos com a indicação dos impostos que incidem sobre cada um deles. Nas tendas, também serão instaladas telas em que a população poderá conhecer o simulador da Sombra do Imposto. Disponível no site do movimento, o aplicativo também mostra o quanto as pessoas pagam em tributos em suas compras.
Envie para um amigo