No ano de 2015, o Governo do Estado do Paraná
e o Jornal Gazeta do Povo anunciaram a duplicação de 231 km na Rodovia do Café e outras obras ao longo
do Anel de Integração como prioridade para o Paraná. Dentre os investimentos, estão as seguintes
obras entregues:
- duplicação de 14,4 km no trecho
Medianeira/Matelândia (Ecocataratas), com investimento de R$49,3 milhões;
- contorno de Mandaguari de 11 km (Viapar), com
investimento de R$86 milhões;
- duplicação de 5,5 km no trecho
Londrina/Warta (Econorte), com investimento de R$45 milhões;
- contorno de Campo Largo de 11 km (Rodonorte),
com investimento de R$75 milhões;
- viaduto de Morretes (Ecovia) e investimento
de R$15 milhões;
- duplicação de 3,5 km da PR-407,
entre Paranaguá e Praia de Leste (Ecovia), e investimento de R$57 milhões.
As seguintes obras estão em andamento:
- trecho Apucarana/Ponta Grossa (Rodonorte), Rodovia
do Café, com duplicação de 23 km com investimento de R$1 bilhão;
- trecho Piraí do Sul-Jaguariaiva, PR-151
(Rodonorte), primeira etapa do viaduto na PR-151 com a PR-092, em Piraí do Sul, e investimento de R$21 milhões;
- duplicação de 23 km no trecho
Mandaguaçu/Nova Esperança (Viapar), com investimento de R$130 milhões;
- duplicação de 53 km no trecho
Floresta/Campo Mourão (Viapar), com investimento de R$208 milhões;
- duplicação de 5,3 km no trecho
Matelândia/Ramilândia (Ecocataratas), com investimento de R$41,5 milhões;
- viaduto Avenida Paraná em Foz do Iguaçu
(Ecocataratas), com investimento de R$9,7 milhões;
- duplicação de 6,7 km no trecho
Guarapuava/Relógio (Caminhos do Paraná), com investimento de R$30 milhões;
- duplicação de 11 km no trecho
Apucarana/Jandaia do Sul (Viapar), com investimento de R$42 milhões;
Além das obras citadas, foi intensificada
pelo governo a pavimentação de trechos da PR-445, em Londrina, com investimento de R$137 milhões para
duplicação de 17,2 km de estrada e na construção de 11 viadutos e trincheiras e anunciada a duplicação
da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio.
O Jornal O Globo, em agosto de 2015, publicou
que o Governo liberou duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Esperança. E em julho, noticiou
o trecho duplicado da PR-317 entre Engenheiro Beltrão e o distrito de Ivailândia, no noroeste do Paraná
realizada pela Viapar. Ao todo, 53 quilômetros serão duplicados entre os municípios de Floresta e Campo
Mourão e custeadas com os recursos do pedágio no valor de aproximadamente R$ 210 milhões.
O Jornal Gazeta do Povo, em julho de 2015, anunciou
que a falta de fundo garantidor travaria pedágio na PR-323, sendo que o acordo prevê o depósito anual
de R$ 95,7 milhões para ajudar a custear as despesas com a duplicação de 220 quilômetros da rodovia
entre Paiçandu e Francisco Alves, e o governo precisaria assegurar a primeira parcela para que o contrato de concessão
seja oficializado.
A Revista Isto É Dinheiro, divulgou em
março de 2016 que o Edital da Rodovia do Frango sairia até final do mês de março. O Governo Federal
divulgou em setembro de 2015, a decisão do Ministério dos Transportes de inovar nas regras de concessão
da chamada “Rodovia do Frango”, o trecho de 399 km unindo as BR-476/153/282/480, entre as cidades de Lapa (PR)
e Chapecó (SC). Para viabilizar o leilão da obra estimada em R$ 4,1 bilhões em investimento da iniciativa
privada.
Dentre as obras prevista no Plano Estadual de
Logística e Transportes do Paraná (PELT 2035) se destacam:
Rodovias Federais:
- implantação da BR/PRC-101 no PR
em 3 fases: 1ª. Fase Garuva/BR-277, 2ª. Fase BR-277/Antonina e 3ª fase Antonina/BR-116. Além disso,
o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) abriu, em dezembro de 2015, edital de PMI para elaboração do
projeto da PRC-101 no Paraná e estudos de viabilidade da Ponte interligando Matinhos à Guaratuba;
- duplicação da BR163 entre Guaíra
e Barracão;
- variante da Serra do Mar entre São José
dos Pinhais e Futura BR/PRC-101 no Paraná;
- melhorias e duplicações na BR-476
com possível concessão entre Lapa e Divisa PR/SC;
- implantação da BR-487 (Boiadeira)
de Porto Camargo a Campo Mourão;
- melhorias e implantação de Trechos
na BR-153 (Imbituva) e na BR 158 (Campo Mourão – Laranjeiras do Sul);
- melhorias na BR-158 e 373 entre Pato Branco
e Candoi;
- implantação da BR272 entre Goioerê
e Iporã.
Rodovias Estaduais:
- melhorias e duplicações na PR-323
/ BR-272, trecho de Guaíra a Maringá;
- melhorias na PR-445 / PR-537, entre Mauá
da Serra – Londrina – Florestópolis);
- melhorias e duplicações na BR/PRC-280
no sudoeste do Estado e na PR-092 no Norte Pioneiro;
- duplicação da PR-317 entre Maringá
e Santo Inácio;
- duplicação da PR-170 entre Rolândia
e Porto Capim na divisa com SP
- duplicação da PRC-466/PR-460/BR-487
e da PRC-466/BR-272 no centro do Estado;
- adequação de capacidade da PR-082/PR-457/BR-369
no centro do Estado;
- melhorias na PR-281 entre Chopinzinho e Capanema;
- implantação da nova ligação
rodoviária duplicada da PR-412 entre Praia de Leste e Pontal do Paraná e duplicação da PR-412,
trecho Praia de Leste – Matinhos – Guaratuba e ainda no litoral do Estado duplicação da PR-412/SC-415
de Guaratuba a Garuva;
- duplicação da PR-170 (Guarapuava
– Pinhão) e melhorias na PR-492 (Paranavaí – Ivaiporã), na PR-239 (Toledo – Umuarama),
na PR-468 (Umuarama - Juranda) e na PR-218 (Arapongas – Nova Esperança).
Trechos urbanos:
- melhorias no acesso ao Porto de Paranaguá
(Av. Airton Senna);
- obras de Vias Marginais no Contorno Sul de Curitiba;
- conclusão da duplicação
do contorno Norte de Curitiba;
- duplicação Almirante Tamandaré
– Rio Branco do Sul; duplicação Pinhais – Piraquara;
- melhorias na BR-376 em São José
dos Pinhais e na BR-476 em Araucária;
- implantação do segundo Anel Rodoviário
de Curitiba (Campo Largo - Araucária) e duplicação da PR-423 (Araucária – Fazenda Rio Grande);
- implantação de contornos em cidades
como Ponta Grossa, Londrina (norte), Maringá (sul), Campo Mourão (oeste), Cascavel (norte) e implantação
da 2ª ponte em Foz do Iguaçu e acessos a distritos industriais em diversas cidades.
Em maio de 2016, a Assembleia Legislativa do
Estado do Paraná (Alep) formou uma Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio.
Dos 54 deputados 21 deles participam desta frente que vem realizando diversas audiências públicas em cidades
do Paraná nos meses de maio a julho de 2016.
No que diz respeito ao Fator-chave Infraestrutura,
a Prioridade Rodovia, a Diretriz Expansão e melhoria de infraestrutura da Proposta
para Competividade da Indústria Paranaense percebe-se um cenário com evolução.