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17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Aeroporto

Período 1: maio 2015 / maio 2016

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Jornal O Globo, em 2015, divulgaram a importância para trazer investimentos na infraestrutura do Estado, principalmente, com relação ao desenvolvimento do setor de transporte aéreo no interior do Estado e de cargas. Os investimentos realizados no aeroporto Afonso Pena em Curitiba foram de aproximadamente R$ 350 milhões, para manutenção e recapeamento da pista principal; reforma e ampliação do terminal de cargas, ampliação do pátio do Aeroporto Afonso Pena; e mais oito posições para aeronaves. Além da obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros. Todas as obras citadas foram concluídas até marco de 2016 duplicando assim a capacidade operacional do aeroporto Afonso Pena.  Ainda na reportagem foram mencionadas a ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu e de Londrina, a modernização dos aeroportos de Maringá e Cascavel e reivindicações para ampliação dos aeroportos de Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel e Toledo, de forma que possam receber voos regionais.

Ainda em 2015, o Governo do Paraná divulgou que o aeroporto de Cascavel ganharia um novo terminal de passageiros, com investimento de R$ 6,6 milhões e o Jornal Gazeta do Povo, em agosto de 2014, noticiou que o Aeroporto de Maringá teria sistema de pouso por instrumento (ILS) e um centro regional de cargas.

De acordo com o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2035) estão previstas as seguintes:

  • Aeroportos da Infraero:

- Afonso Pena: conclusão ampliação do terminal de passageiros; construção da nova pista em duas fases (1ª fase 3200m, 2ª fase 4000m) e obras de apoio com taxi-way, edifício garagem, ILS III;

- Londrina: ampliação da pista; conclusão da ampliação do terminal de passageiros e instalação de sistemas de aproximação ILS I e;

- Foz do Iguaçu: concluída a ampliação do terminal de passageiros.

  • Aeroportos regionais do Paraná – Programa PIL:

- Maringá, Cascavel: anteprojeto autorizado; Ponta Grossa: anteprojeto acionado; Francisco Beltrão e Pato Branco: estudo preliminar autorizado.

Em maio de 2016, a diretoria da secretaria de aviação civil da Presidência da República esteve no Paraná reunida com a Fiep e com o governo do estado e anunciou a contratação do projeto executivo de um novo aeroporto na região sudoeste do estado entre os municípios de Pato Branco e Francisco Beltrão. Ainda no mesmo mês, algumas companhias aéreas deixaram de operar voos diretos entre as cidades do interior do Paraná e Curitiba o que tem prejudicado a economia paranaense. A Fiep vem mantendo reuniões tanto com o governo do estado como com as companhias aéreas para buscar soluções para essa questão.

Em relação ao Fator-chave Infraestrutura, a Prioridade Aeroporto, a Diretriz Expansão e melhoria de infraestrutura da Proposta para Competividade da Indústria Paranaense nota-se cenário com evolução.

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