Dentro da diretriz “Aprimoramento da legislação e administração tributária” há diversas medidas que visam a racionalização do sistema tributário, com a simplificação da administração e recolhimento de tributos, redução da tributação sobre o consumo, não sobreposição de tributos, entre outras.
A grande notícia dos últimos meses, que contempla todos esses anseios, é a apresentação do Projeto de Reforma Tributária, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), e que agora irá para discussão no Congresso Nacional (MAZUI; MARTELLO, 2017).
Como já mencionado na Diretriz “Simplificação e Racionalização dos critérios do ICMS, IPI, PIS/Pasep e Cofins”, o mencionado projeto contempla as seguintes medidas:
O texto, que ainda será objeto de amplos debates na sociedade e no Congresso Nacional, tem como principal diretriz justamente o aprimoramento e a modernização da legislação tributária, tornando todo o sistema mais claro, didático e eficiente. A busca do Deputado Relator é justamente esta: aprimorar a legislação tributária e permitir ao país atingir o seu desejado desenvolvimento, sem ser prejudicado pelos entraves de um sistema tributário complexo e regressivo.
Referência
MAZUI, G.; MARTELLO, A. Relator da reforma tributária apresenta proposta a Temer e a ministros. G1, 18 ago. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/relator-da-reforma-tributaria-apresenta-sua-proposta-ao-governo.ghtml>. Acesso em: 24 out. 2017.