Acesso ao Mercado Externo
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), na pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras” publicada em 2016, a qualificação dos responsáveis pelas exportações é o terceiro maior entrave interno às empresas e evidencia que 59,8% das empresas exportadoras, consideram os estudos e pesquisas de inteligência comercial, como um dos serviços de apoio à internacionalização mais relevantes para agregação de valor em suas operações internacionais. (CNI, Agenda Internacional 2017).
Nesse sentido, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) atua com portfólio de serviços que apoiam às indústrias no acesso aos mercados internacionais e nesse comprometimento destacam-se as iniciativas abaixo.
O projeto INSERI Pequenos Negócios ciclo 2017, convênio entre a CNI e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), executado no Paraná pela Fiep por intermédio do CIN, realizou capacitações empresariais em comércio exterior com temas transversais e específicos.
Os temas transversais abordaram: Planejamento Estratégico para Exportação e Como Prospectar Novos Mercados no Exterior, ambos realizados presencialmente em que contaram com a participação ao todo de 23 indústrias.
As específicas atenderam o setor de Alimentos e Bebidas e Máquinas e Equipamentos que respectivamente contaram com a participação de 14 e 11 indústrias atendendo as cidades de Apucarana, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Toledo. O tema aplicado em ambos os setores foram Normas Nacionais e Internacionais para Exportação.
No acesso a informações de mercado e preparação para exportação, foram ofertados em parceria com a Gerência Sindical do Sistema Fiep dois editais direcionados as indústrias dos setores de Alimentos e Bebidas, Têxtil e Vestuário e Máquinas e Equipamentos.
Além das inciativas acima, a Fiep por meio do CIN é realizador estadual do Programa AL-Invest 5.0 - Rota Global, iniciativa coordenada pela CNI, que oferece consultoria gratuita para empresas, com análise de perfil empresarial, desenho de estratégia de exportação e montagem de plano de negócios.
A dificuldade em identificar mercados potenciais para exportação, desenvolver estratégias e parcerias efetivas entre outros, implica no sucesso da internacionalização. A maioria das pequenas e médias empresas desconhece formas para internacionalizar-se, não sabem por onde começar (CEPAL/AL INVEST, 2013).
Destaca-se também a iniciativa da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em desenvolver metodologia de atendimento para adequação de embalagem para exportação. (Agência CNI,2017). Iniciativa que busca atender aos desafios enfrentados pelas empresas à medida que elas se tornam mais atuantes no comércio exterior e incorporam estratégias mais ousadas de internacionalização em seu modelo de negócios. (CNI, Agenda Internacional 2017).