Os acordos comerciais são
instrumentos de facilitação da troca de mercadorias e serviços, com algumas regras previamente acordadas
entre as partes. Busca-se a negociação ganha-ganha e, com isso, as indústrias de ambas as partes terão
mais chances de realizar negócios.
A sobrevivência de muitas empresas depende da expansão para o mercado internacional. A decisão
de internacionalizar é uma escolha cautelosa, porque existe um conjunto de fatores que interfere no processo, que podem
ser econômicos, sociais e políticos, onde somente os governos podem interferir. A busca da internacionalização
é importante para o aumento da produtividade e da rentabilidade das empresas, mas requer esforço de transformação
delas (SOBEET, 2007).
A Federação
das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) participa do monitoramento das ações do Governo Federal
quanto aos acordos internacionais. A participação contínua na Coalizão Empresarial Brasileira
(CEB), grupo com 170 membros interessados em influenciar as estratégias brasileiras de integração internacional,
permite que a Fiep monitore o que o Governo Federal está realizando para o comércio internacional, em parceria
com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A CEB é formada por entidades de classes, como associações, federações
e sindicatos, e por empresas de diferentes setores; a CNI é responsável por promover e moderar as discussões
que ocorrem no âmbito da CEB, convoca as reuniões, sugere as discussões e contribui para a avaliação
técnica de temas de diferentes setores (CNI, 2017).
Os atuais acordos do Brasil que estão em andamento são: Mercosul-União Europeia; Aprofundamento
do ACE 53 (Brasil-México); Ampliação do ACP Mercosul-Índia; Consulta Pública Japão
e Coreia do Sul e Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos. Todas as informações
desses acordos e outros que estão em processo de ampliação ou proposta podem ser consultadas no site
da CNI (http://negint.cni.org.br/negint/usuario/acordos/consultaAcordos.faces), que conta com dados completos e detalhados.
Atualmente, há mais de 30
acordos internacionais entre países em todo o mundo, e a Organização Mundial do Comércio (OMC)
disponibiliza alguns deles para consulta no site (www.wto.org/english/tratop_e/region_e/region_areagroup_e.htm). Ao
negociar com outros países, recomenda-se que a empresa tenha conhecimento dos acordos dos quais aquele país
faz parte e quem são seus parceiros comerciais, como estratégia de negociação e verificação
de vantagens competitivas.
Ainda
através dos acordos, algumas barreiras comerciais podem ser minimizadas, simplificadas ou harmonizadas de forma a tornar
o comércio entre as partes mais ágil e menos oneroso. Muitas empresas deixam de ofertar seus produtos e serviços
fora do país, devido à burocracia e às inúmeras barreiras existentes, bem como à necessidade
de se tornarem mais competitivas no mercado interno.