Desenvolver incentivos à primeira exportação, beneficiando principalmente MPE
Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (INSERI Pequenos Negócios)
O projeto INSERI Pequenos Negócios, convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é executado por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (REDE CIN) em parceria com as Federações de Indústrias e Sebrae Estadual. Com o objetivo de ajudar micro e pequenas empresas a se internacionalizar, o projeto prevê a execução de ações de capacitações em comércio exterior, estudos de mercado internacionais setoriais, projetos prospect – prospecção de mercado e missões empresariais.
No ciclo 2015/2016 foram selecionados como setores prioritários para o Paraná: Alimentos e Bebidas, Móveis, Vestuário, Cosméticos, Metal-Mecânico e Software.
Em 2015, com foco em preparar para exportar, ao todo foram capacitadas 138 empresas em temas como: Planejamento Estratégico para Exportação, Exportação Passo a Passo, Formação de Preço para Exportação, Marketing Internacional e Negociações Internacionais; além de capacitações específicas para o setor de software: Preparação para o Pitch, Importação e Exportação de Serviços e Workshop Economia Criativa na Indústria de Moda para o setor do vestuário.
Ações de acesso ao mercado foram executadas por meio do projeto prospect – prospecção de mercado, realizado para os setores de Alimentos e Bebidas e de Móveis, que selecionou como alvo o mercado Chileno e buscou in loco informações como: principais tendências do mercado, dinâmica dos canais de distribuição, identificação da concorrência, preços praticados pelo mercado, ambiente regulatório e, principalmente, potenciais contatos comerciais.
As missões empresariais desenvolvidas para a Feira IBA, na Alemanha, para o setor da panificação, com participação de 43 empresas, e a missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para o setor de software, com a participação de 36 empresas, envolveram atores de todo o Brasil e contemplaram visitas técnicas guiadas e workshops específicos nos países visitados.
Para o ciclo 2016 serão realizadas outras ações de capacitações empresariais em comércio exterior, com temas transversais na área de internacionalização e específicos aos setores industriais contemplados, incluindo ações de promoção comercial por meio de encontros de negócios com compradores internacionais e missões empresariais internacionais.