Desenvolver mecanismos de informação sobre oportunidades, análise de risco político, regulações e fornecedores de serviços necessários ao processo de estabelecimento das empresas no exterior
Enterprise Europe Network
O Consórcio EEN foi instituído e é gerenciado pela Comissão Europeia desde 2008, e sua principal função é atuar como articulador, consultor e indutor de crescimento de pequenos e médios negócios. Seus serviços são gratuitos, com foco no apoio à inovação das empresas, internacionalização, exportação e transferência de tecnologia.
Atualmente, além dos países da União Europeia, a rede é integrada por Argentina, Armênia, Brasil, Canadá, Chile, China (algumas regiões), Egito, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Rússia, Sérvia, Singapura, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan, Tunísia, Turquia, Estados Unidos, Ucrânia.
No Brasil o consórcio é coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado pela Rede CIN, que é responsável pela captação, disseminação e monitoramento de oportunidades de negócios internacionais.
A participação teve início em 2013 em um primeiro ciclo em caráter experimental e em 2015 foi firmado acordo com a Comissão Europeia para execução de atividades até 2021, caracterizando-se como planejamento a longo prazo, necessário para o fortalecimento da cultura exportadora no país.
As 600 organizações de 54 países que integram a EEN são conectadas por meio de uma plataforma, que além de reunir informações a respeito de empresas e mercado de cada país, permite a comunicação e o intercâmbio de conhecimento entre todas as instituições. Essa interação, e os dados obtidos por meio desta, são cruciais para a elaboração de estratégias de expansão dos negócios e busca de parceiros comerciais e servem como mecanismos de informações sobre oportunidades, análise de risco, regulações e permite o acesso aos recursos necessários ao processo de internacionalização.
Por meio da plataforma, são realizadas ações de promoção comercial, como missões empresariais e rodadas de negócios e divulgação de perfis de cooperação para a geração de negócios e parcerias. O público-alvo são, especialmente, empresas de natureza inovadora, ou que possuam produtos competitivos e diferenciados para acessar o mercado internacional.
O trabalho da EEN tem demonstrado fortes resultados para os países-membros desde sua criação, com atendimento de mais de 3 milhões de empresas, 19 mil eventos realizados, 4 mil rodadas de negócios e 7 mil perfis de cooperação. O Brasil, por meio do trabalho coordenado pela Rede CIN, vem se posicionando como um importante parceiro dentro do consórcio.