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16/11/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Porto

Período 3: março 2017 / outubro 2017

O Porto de Paranaguá, como citado na resenha do segundo ciclo do semestre passado, disponível neste site, realizou diversos investimentos sempre com o foco no usuário, ou seja, atendendo aos anseios do setor produtivo (agricultura, indústria e comércio).

 

Estes investimentos, aliados a uma gestão profissional no porto, trouxeram grande agilidade, redução de custos, recordes de produção e reconhecimento junto aos órgãos como o porto de melhor gestão do Brasil.

 

Apenas relembrando alguns investimentos já realizados:

  • Dragagem de manutenção;
  • Início da dragagem de aprofundamento;
  • Sistema de boias e sinalização náutica;
  • Reforma dos berços de atracação;
  • Instalações de novas defensas e cabeças de amarração;
  • Renovação de Arrendamentos em terminais de contêineres e de fertilizantes;
  • Modernização de shiploaders;
  • Instalação de novas balanças rodoviárias;
  • Implantação de sistema de controle de acesso ao porto;
  • Implantação de Setor para atendimento a emergências ambientais como vazamentos de óleo.
  • Planejamento conjunto com usuários e terminais do futuro do porto; entre outros itens.

 

Todos estes investimentos têm trazido diversos recordes de produção do porto e redução dos custos logísticos, como citado pelo setor da indústria de fertilizantes que economizou em 2016 dezenas de milhões de reais (aproximadamente R$70MM) em não pagamento de multas por atrasos de atracação de navios.

 

Agora o foco está em:

  • Condução do processo de arrendamento de novos terminais para celulose, veículos e graneis sólidos;
  • Início das obras de ampliação do terminal de contêineres do TCP e de fertilizantes da Fospar;
  • Obtenção de licença ambiental para início da obra da nova rodovia de acesso ao futuro porto de Pontal do Paraná;
  • Licitação do viaduto de entrada na cidade de Paranaguá na intersecção da BR277 com a Avenida Airton Senna, o que trará maior fluidez ao tráfego e redução dos acidentes.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) participa ativamente das decisões do porto e pode afirmar uma grande evolução para esta prioridade nos últimos anos.