Segundo a Revista Portuária de setembro de 2014 e uma pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), em 2012, os portos brasileiros enfrentam problemas relacionados à burocracia, à saturação, à infraestrutura de acesso (rodovias), à deficiência na armazenagem, à demora na liberação dos produtos, ao custo com demurrage (multa paga a proprietários de navios por atrasos na atracação), à morosidade das autoridades públicas, à janela de atracação de navios e ao acesso ferroviário.
Em novembro de 2015, o jornal Gazeta do Povo publicou que os arrendamentos do Porto de Paranaguá foram questionados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Após os estudos de viabilidade concluídos, a próxima etapa são licitações previstas para o segundo semestre de 2016. Paranaguá receberá ainda R$394 milhões para dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta, através de contrato assinado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) em dezembro de 2015, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Em outubro de 2015, a administração dos portos do Paraná anunciou a construção de cinco viadutos em Paranaguá, por meio de recursos da própria Appa. Em setembro, os projetos de responsabilidade da Appa, constantes no Programa de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), incluindo a dragagem de manutenção, foram atendidos em 94,6%, com investimentos de cerca de R$600 milhões, conforme dados publicados na Revista da Indústria. Além disso, em julho, o Governo do Estado do Paraná publicou que uma nova poligonal dos portos seria definida até o fim daquele ano; em fevereiro de 2016, foi publicado o decreto que altera a área da poligonal de Paranaguá, considerado um avanço para ações transformadoras propostas pelo fator-chave Infraestrutura, dentro da prioridade porto.
De acordo com o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2035), as principais reivindicações para o setor portuário paranaense são:
No que se refere ao Fator-chave Infraestrutura, Prioridade Porto, Diretriz Expansão e melhoria de infraestrutura da Proposta para Competividade da Indústria Paranaense, percebe-se um cenário com evolução.