Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Rodovia

Período 1: maio 2015 / maio 2016

No ano de 2015, o Governo do Estado do Paraná e o Jornal Gazeta do Povo anunciaram a duplicação de 231 km na Rodovia do Café e outras obras ao longo do Anel de Integração como prioridade para o Paraná. Dentre os investimentos, estão as seguintes obras entregues:

  • duplicação de 14,4 km no trecho Medianeira/Matelândia (Ecocataratas), com investimento de R$49,3 milhões;
  • contorno de Mandaguari de 11 km (Viapar), com investimento de R$86 milhões;
  • duplicação de 5,5 km no trecho Londrina/Warta (Econorte), com investimento de R$45 milhões;
  • contorno de Campo Largo de 11 km (Rodonorte), com investimento de R$75 milhões;
  • viaduto de Morretes (Ecovia) e investimento de R$15 milhões;
  • duplicação de 3,5 km da PR-407, entre Paranaguá e Praia de Leste (Ecovia), e investimento de R$57 milhões.

As seguintes obras estão em andamento:

  • trecho Apucarana/Ponta Grossa (Rodonorte), Rodovia do Café, com duplicação de 23 km com investimento de R$1 bilhão;
  • trecho Piraí do Sul-Jaguariaiva, PR-151 (Rodonorte), primeira etapa do viaduto na PR-151 com a PR-092, em Piraí do Sul, e investimento de R$21 milhões;
  • duplicação de 23 km no trecho Mandaguaçu/Nova Esperança (Viapar), com investimento de R$130 milhões;
  • duplicação de 53 km no trecho Floresta/Campo Mourão (Viapar), com investimento de R$208 milhões;
  • duplicação de 5,3 km no trecho Matelândia/Ramilândia (Ecocataratas), com investimento de R$41,5 milhões;
  • viaduto Avenida Paraná em Foz do Iguaçu (Ecocataratas), com investimento de R$9,7 milhões;
  • duplicação de 6,7 km no trecho Guarapuava/Relógio (Caminhos do Paraná), com investimento de R$30 milhões;
  • duplicação de 11 km no trecho Apucarana/Jandaia do Sul (Viapar), com investimento de R$42 milhões;

Além das obras citadas, foi intensificada pelo governo a pavimentação de trechos da PR-445, em Londrina, com investimento de R$137 milhões para duplicação de 17,2 km de estrada e na construção de 11 viadutos e trincheiras e anunciada a duplicação da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio.

O Jornal O Globo, em agosto de 2015, publicou que o Governo liberou duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Esperança. E em julho, noticiou o trecho duplicado da PR-317 entre Engenheiro Beltrão e o distrito de Ivailândia, no noroeste do Paraná realizada pela Viapar. Ao todo, 53 quilômetros serão duplicados entre os municípios de Floresta e Campo Mourão e custeadas com os recursos do pedágio no valor de aproximadamente R$ 210 milhões.

O Jornal Gazeta do Povo, em julho de 2015, anunciou que a falta de fundo garantidor travaria pedágio na PR-323, sendo que o acordo prevê o depósito anual de R$ 95,7 milhões para ajudar a custear as despesas com a duplicação de 220 quilômetros da rodovia entre Paiçandu e Francisco Alves, e o governo precisaria assegurar a primeira parcela para que o contrato de concessão seja oficializado.

A Revista Isto É Dinheiro, divulgou em março de 2016 que o Edital da Rodovia do Frango sairia até final do mês de março. O Governo Federal divulgou em setembro de 2015, a decisão do Ministério dos Transportes de inovar nas regras de concessão da chamada “Rodovia do Frango”, o trecho de 399 km unindo as BR-476/153/282/480, entre as cidades de Lapa (PR) e Chapecó (SC). Para viabilizar o leilão da obra estimada em R$ 4,1 bilhões em investimento da iniciativa privada.

Dentre as obras prevista no Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2035) se destacam:

Rodovias Federais:

  • implantação da BR/PRC-101 no PR em 3 fases: 1ª. Fase Garuva/BR-277, 2ª. Fase BR-277/Antonina e 3ª fase Antonina/BR-116. Além disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) abriu, em dezembro de 2015, edital de PMI para elaboração do projeto da PRC-101 no Paraná e estudos de viabilidade da Ponte interligando Matinhos à Guaratuba;
  • duplicação da BR163 entre Guaíra e Barracão;
  • variante da Serra do Mar entre São José dos Pinhais e Futura BR/PRC-101 no Paraná;
  • melhorias e duplicações na BR-476 com possível concessão entre Lapa e Divisa PR/SC;
  • implantação da BR-487 (Boiadeira) de Porto Camargo a Campo Mourão;
  • melhorias e implantação de Trechos na BR-153 (Imbituva) e na BR 158 (Campo Mourão – Laranjeiras do Sul);
  • melhorias na BR-158 e 373 entre Pato Branco e Candoi;
  • implantação da BR272 entre Goioerê e Iporã.

Rodovias Estaduais:

  • melhorias e duplicações na PR-323 / BR-272, trecho de Guaíra a Maringá;
  • melhorias na PR-445 / PR-537, entre Mauá da Serra – Londrina – Florestópolis);
  • melhorias e duplicações na BR/PRC-280 no sudoeste do Estado e na PR-092 no Norte Pioneiro;
  • duplicação da PR-317 entre Maringá e Santo Inácio;
  • duplicação da PR-170 entre Rolândia e Porto Capim na divisa com SP
  • duplicação da PRC-466/PR-460/BR-487 e da PRC-466/BR-272 no centro do Estado;
  • adequação de capacidade da PR-082/PR-457/BR-369 no centro do Estado;
  • melhorias na PR-281 entre Chopinzinho e Capanema;
  • implantação da nova ligação rodoviária duplicada da PR-412 entre Praia de Leste e Pontal do Paraná e duplicação da PR-412, trecho Praia de Leste – Matinhos – Guaratuba e ainda no litoral do Estado duplicação da PR-412/SC-415 de Guaratuba a Garuva;
  • duplicação da PR-170 (Guarapuava – Pinhão) e melhorias na PR-492 (Paranavaí – Ivaiporã), na PR-239 (Toledo – Umuarama), na PR-468 (Umuarama -  Juranda) e na PR-218 (Arapongas – Nova Esperança).

Trechos urbanos:

  • melhorias no acesso ao Porto de Paranaguá (Av. Airton Senna);
  • obras de Vias Marginais no Contorno Sul de Curitiba;
  • conclusão da duplicação do contorno Norte de Curitiba;
  • duplicação Almirante Tamandaré – Rio Branco do Sul; duplicação Pinhais – Piraquara;
  • melhorias na BR-376 em São José dos Pinhais e na BR-476 em Araucária;
  • implantação do segundo Anel Rodoviário de Curitiba (Campo Largo - Araucária) e duplicação da PR-423 (Araucária – Fazenda Rio Grande);
  • implantação de contornos em cidades como Ponta Grossa, Londrina (norte), Maringá (sul), Campo Mourão (oeste), Cascavel (norte) e implantação da 2ª ponte em Foz do Iguaçu e acessos a distritos industriais em diversas cidades.

Em maio de 2016, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) formou uma Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio. Dos 54 deputados 21 deles participam desta frente que vem realizando diversas audiências públicas em cidades do Paraná nos meses de maio a julho de 2016.

No que diz respeito ao Fator-chave Infraestrutura, a Prioridade Rodovia, a Diretriz Expansão e melhoria de infraestrutura da Proposta para Competividade da Indústria Paranaense percebe-se um cenário com evolução.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.